Marcelo Queiroz recebe homenagem da Januário Cicco por ajuda na pandemia

23 de Outubro 2020 - 09h53
Créditos:

Na manhã desta quinta-feira (22), o superintendente da Maternidade Escola Januário Cicco, Luiz Murillo Lopes Britto; e a chefe da Divisão Médica do hospital, Sônia Maria de Medeiros Barreto, homenagearam o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, em agradecimento à cessão da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher para atuar, desde abril, fazendo a triagem das mulheres que procuravam o atendimento de urgência na maternidade, com o objetivo de otimizar os procedimentos de averiguação do estado clínico dessas pacientes, identificando possíveis sintomas do novo Coronavírus. A cessão atendeu a um pedido da diretoria MEJC. 

O superintendente Murillo Lopes aproveitou a visita para agradecer a iniciativa do Sistema Fecomércio, citando que intervenções como as realizadas pela Sesc Saúde Mulher ajudam no tratamento e salvam vidas. “É uma parceria salutar que amplia o atendimento e favorece a sociedade, principalmente onde o atendimento público enfrenta a superlotação. Agradeço, em nome da Maternidade, pois a tendência é um crescimento dessas parcerias público-privadas”, afirmou. 

Para o presidente Marcelo Queiroz, receber a homenagem em nome do Sistema Fecomércio RN, é uma grande honra, o que ratifica o compromisso, por meio do Sesc, na adoção de medidas que minimizem os efeitos da propagação da Covid-19. 

“O Sistema Fecomércio RN intensificou suas ações neste período de pandemia, seja com a Fecomércio, que atende diretamente as empresas e os empreendedores, seja com Sesc e Senac, nossos braços social e de qualificação profissional, respectivamente. Além da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que permaneceu aqui na Maternidade, atuamos em diversas outras frentes, como a manutenção e ampliação do trabalho do Programa Mesa Brasil, que doou mais de 19 mil cestas básicas; e o acolhimento dos profissionais de saúde em seus períodos de folga no nosso Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. Fico lisonjeado e recebo com orgulho esta homenagem”, comemorou o presidente Marcelo Queiroz. 

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher continua estacionada no pátio da maternidade e a triagem das pacientes é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As profissionais do Sesc e da Januário Cicco realizam o atendimento por meio de um questionário que possa identificar eventuais doenças respiratórias ou outras situações que apresentem risco de propagação do Covid-19. Se identificados os sintomas, essas pacientes são encaminhadas para outros hospitais da rede pública de saúde do estado. Em seis meses de atuação, 3.644 mulheres passaram pela unidade móvel. 

Em 2015, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher esteve pela primeira vez na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, para a realização de exames ginecológicos e mamografias gratuitas. O serviço foi sendo consolidado ao longo dos anos com o compromisso em oferecer o melhor atendimento. 

O trabalho desenvolvido pelo Sesc nas unidades móveis integra a política nacional de rastreio do câncer, mantida pelo Ministério da Saúde, pois todos os casos identificados da doença são notificados ao município parceiro.  De janeiro a setembro deste ano, 814 pessoas foram atendidas na unidade móvel e 6.100 foram beneficiadas nas ações educativas em saúde.