Marca de chocolates brasileira vai a leilão nesta segunda-feira (29) por R$ 27 milhões

29 de Janeiro 2024 - 03h45
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O leilão da marca de chocolates Pan (Produtos Alimentícios Nacionais), que teve sua autofalência decretada em fevereiro de 2023, acontecerá nesta segunda-feira (29). Empresas interessadas devem oferecer ao menos o valor mínimo de R$ 27,7 milhões para arrematar o lote que conta com marcas de guloseimas como o Chocolápis, chocolate em formato de lápis e as balas Paulistinha.

Leilão será virtual e terá duração de três dias

Doze empresas demonstraram interesse no negócio. A Positivo Leilões, responsável por organizar leilão eletrônico, afirma que as companhias estudam as propostas do edital para saber se participam ou não. Destas, 10 são do setor de alimentos. O certame terá início às 13h, com duração de três dias, mas a disputa pode ser prorrogada.

O leilão pode ter uma segunda e terceira fases ainda em fevereiro. Se nenhum lance for feito, será feita uma segunda tentativa de vender as marcas da Pan por um preço até 50% mais barato em relação ao valor original. Haverá uma terceira e última etapa, caso ninguém tenha arrematado a marca Pan, em que os lances serão de qualquer valor.

Quem vencer o certame terá à disposição um catálogo de 37 marcas. A propriedade da massa falida da Pan inclui doces como moedas de chocolate, bombons com recheio conhaque e pipoca coberta com chocolate.

Um nome ventilado nos bastidores como possível interessado pelo portfólio é a Cacau Show, que já pagou uma fortuna pelo antigo imóvel da empresa falida. Em outubro de 2023, a Cacau Show comprou a antiga fábrica da Pan por R$ 71 milhões. A empresa, por meio do seu braço de investimentos CCSH, adquiriu o imóvel de 10.432 m² localizado em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A empresa foi isenta de todas as dívidas pertencentes à propriedade.

"[Hipoteticamente, o vencedor do leilão] pode lançar um produto no mercado com o nome original como registrado no INPI [Instituto Nacional da Propriedade Industrial]. Mas também pode optar também por simplesmente retirar esse nome de mercado, para evitar uma concorrência com algum outro produto. Isso vai depender da estratégia de cada um dos licitantes", Erick Teles, leiloeiro oficial da marca Pan.

Com informações do UOL