Mapa de 1757 é achado em biblioteca atingida por chuvas

19 de Maio 2022 - 08h51
Créditos:

Um mapa de 1757, época que o Brasil ainda era colônia de Portugal, foi encontrado durante trabalhos de recuperação do acervo da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

A biblioteca, que é considerada a terceira maior e mais importante do Estado do Rio de Janeiro, com um acervo de 150 mil volumes, teve parte do acervo atingido pelas chuvas do dia 15 de fevereiro.

De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, boa parte destas obras não foi atingida, já que ficava nos andares mais altos. No entanto, 8 mil exemplares que ficavam no térreo foram impactados pela inundação, que chegou a 1,60 m de altura.

O documento do século XVIII traz informações sobre as movimentações da Coroa Portuguesa e da Espanha nas chamadas Guerras Guaraníticas, quando povos da etnia Guarani lutaram pelas terras próximas ao Rio Uruguai.

Além deste documento, mapas e livros históricos para o Brasil, incluindo relações com outros países, também foram redescobertos.

“O acervo da nossa biblioteca é riquíssimo. Após resgatarmos os materiais da inundação no andar térreo, estamos trabalhando na limpeza, conservação curativa e iniciando os trabalhos de restauração. Na reorganização do acervo, acabamos realizando descobertas que estavam fora do catálogo. Em breve, tudo isso estará novamente à disposição do público”, explicou a presidenta do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

Com informações do G1