Mais um governador é alvo de mandado de busca por suspeita de desvio na Saúde

30 de Setembro 2020 - 07h11
Créditos:

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) cumpriram na manhã desta quarta-feira (30) mandado de busca e apreensão na Casa da Agronômica, onde mora o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), em Florianópolis. As informações são do portal G1 de Santa Catarina.

O governador é alvo de uma operação que investiga a compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões pagos antecipadamente pelo governo sem licitação. O G1 procurou a defesa de Moisés, mas não havia obtido retorno até por volta de 9h30. O governo do estado informou que, por enquanto, não vai se manifestar.

"Há elementos que demonstram a constituição de um esquema criminoso de desvio de dinheiro público", informou o MPF, que investiga se ocorreu fraude à licitação, peculato, corrupção, concussão, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no estado e dois ex-integrantes do governo, que não tiveram os nomes divulgados, também são alvo da operação.

Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e são necessários, segundo o MPF, para apurar a relação de Carlos Moisés com empresários que venderam aparelhos ao estado. A investigação na esfera federal começou em agosto, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou o caso à Polícia Federal.

A compra dos respiradores sem licitação também foi motivo de um pedido de impeachment de Carlos Moisés - ainda sem data para ser julgado - aberto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O pedido se justifica, ainda, pelo processo de contratação do hospital de campanha de Itajaí, que acabou cancelada.