
O MAIS RN 4.0, versão digital do programa lançada no último dia 31 de março, está em constante atualização para um panorama real da evolução dos casos da COVID-19 no Rio Grande do Norte. Para isso, além dos boletins divulgados pela Secretaria de Saúde do RN (SESAP), o Painel de Observação do COVID-19 no RN (Power BI) passa a contar com os dados fornecidos pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). A nova parceria foi firmada esta semana e permite acesso a dados oficiais do sistema nacional de monitoramento do novo coronavírus do país.
As informações podem ser acompanhadas pela página do Mais RN https://www.fiern.org.br/painel-covid19-rn/ e no portal da FIERN https://www.fiern.org.br/coronavirus/.
“Com a inclusão dos dados tratados pelo LAIS, temos uma visão mais ampla uma vez que o laboratório de inovação em saúde é um dos que estão ligados ao sistema nacional e, por isso, obtém informações em tempo real dos casos, com detalhamento de faixa etária, comorbidades e estratificação social dos casos”, observa o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho. Com isso, o BI é atualizado a cada 3 horas, salvo nova atualização das fontes nesse intervalo.
Um nova atualização do portal do MAIS RN é prevista para esta semana e deve contemplar um acervo jurídico (decretos estaduais acerca do ao COVID-19, medidas fiscais estaduais de enfrentamento a crise e normativas federais); um conjunto de pesquisas econômicas (pesquisas gerais sobre cenário econômico do Brasil, das empresas, de avanço da doença, sondagens diversas); Pesquisas Industriais sobre Brasil e Rio Grande do Norte (especialmente as elaboradas pela CNI que acompanha a situação, bem como as do setor econômico da FIERN que ajuda a compreender o impacto sobre o nosso estado) e material multimídia.
A atualização contará com vídeos, podcasts e multimídia. Serão realizadas reuniões virtuais, por meio da Sala de Situação – um canal de diálogo com a indústria que integra a plataforma digital do MAIS RN 4.0 – COVID 19 -, com participação de empresários das mais diversas atividades econômicas a fim de ouvir como eles têm enfrentado esse momento, promover o intercâmbio de ideias e possibilidades de enfrentamento da crise gerada pela pandemia.
O coordenador do MAIS RN antecipa que está prevista a participação do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, nestas reuniões com empresários. “Estarei como mediador dessa reunião que o presidente terá com empresários para debater sobre as iniciativas adotadas pelas indústrias e coletar sugestões que possam ser encaminhadas e discutidas com o poder público”, disse José Bezerra Marinho.
A equipe técnica do Mais RN, observa o assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN , Pedro Albuquerque, tem ouvido sugestões e constantemente atualiza esteticamente o painel (dashboard) a fim de atender as necessidades do público que o acessa. “A partir dessa atualização no portal, a ideia é que se crie um hub de informações”, afirma Pedro Albuquerque.