MAIS RN e SINDIMINERAIS-RN se reúnem para tratar de ações pelo fortalecimento da mineração no estado

12 de Agosto 2022 - 13h01
Créditos:

O MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), se reuniu com o presidente do Sindicato das Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto, e com o empresário Edgar Salustino para dar início a ações conjuntas que fortaleçam o setor da mineração no estado. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), na Casa da Indústria, sede da FIERN.

A conversa passou por assuntos de interesse do setor, como o fortalecimento da imagem da mineração e a facilitação de acessos a financiamentos. A intenção é criar uma Sala de Situação, iniciativa em que empresários e representantes são chamados para debater de forma aprofundada a realidade do setor, mostrando desafios para que sejam elaboradas propostas de ações para ultrapassar esses obstáculos.

“Eu gostaria de atuar junto ao MAIS RN porque sei da importância que a unidade tem”, afirma o presidente do SINDIMINERAIS-RN. “A mineração se caracteriza da pesquisa até a lavra e comercialização do minério, então há demandas de diversos aspectos para melhorarmos nosso setor”, completa Mário Tavares.

O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, afirma que “O MAIS RN está à disposição para auxiliar o SINDIMINERAIS-RN na melhoria do setor”.

Ele ainda destacou a possibilidade de trazer parceiros importantes para o debate sobre a mineração no estado. “Temos acordos de cooperação técnica com universidades, instituições financeiras e com o poder público, o que pode facilitar a realização de estudos e pesquisas no sentido de desenvolver a atividade do setor”, aponta Marinho.

Já o gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque, ressalta que a mineração é um dos pontos abordados ainda no estudo que fundou o núcleo, em 2014, como também na Agenda Propositiva para o Desenvolvimento, em 2019. “O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte 2016-2035, que traça um extenso diagnóstico econômico do estado, já tratava da mineração como um setor importante para o estado”, conta o gerente.

“Com a realização de uma Sala de Situação, podemos realizar uma nova atualização desse diagnóstico e as propostas para o setor”, conclui Albuquerque.

A mineração no RN

A Agenda Propositiva para o Desenvolvimento, elaborada pelo MAIS RN e lançada em 2019, mostra que o Rio Grande do Norte possui reservas significativas de diversos minérios metálicos, como ferro, tungstênio e ouro, e de minérios não metálicos, como calcário e feldspato. A extração desses minérios, assim como a criação e expansão de indústria de beneficiamento, representa uma atividade com potencial de geração de riqueza para o estado. A existência de reservas de quartzo, uma das principais matérias-primas de células fotovoltaicas, é também um potencial tanto para a atividade extrativista quanto para o surgimento de sinergia com a indústria de geração de energia solar.

Além da atividade mineradora, o petróleo e gás também geram renda e empregos no Rio Grande do Norte, mesmo com uma boa quantidade dos poços de petróleo já maduros. A água mineral e as rochas ornamentais também são citadas como potencialidades e fontes de riqueza para o estado.

O MAIS RN

Lançado em 2014 como um estudo que apontava os rumos para o crescimento econômico do Rio Grande do Norte, o MAIS RN evoluiu para uma unidade que trabalha continuamente com uma metodologia em tríplice hélice e atua para a integração futura da inteligência de dados com a rede nacional do Observatório da Indústria para promover o desenvolvimento do estado.

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria —, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar