
Especialista em jornalismo econômico, a renomada revista britânica The Economist publicou um artigo nesta quinta-feira, 18 de julho, analisando o “decepcionante” terceiro mandato de Lula, que “segue a caminho de declínio controlado”.
“O terceiro mandato de Lula como presidente decepcionou“, diz a revista. Os artigos da Economist são assinados em nome do veículo, em vez de sê-lo pelos repórteres.
Intitulado “Para deter o declínio do Brasil, Lula precisa cortar gastos públicos desenfreados“, o texto desta quinta aponta como principal problema a irresponsabilidade fiscal, ou seja, o governo gastar mais do que arrecada, em especial após o Brasil sofrer, ao longo da última década, sua pior recessão desde 1930.
É tudo culpa do Lula?
A Economist reconhece a irresponsabilidade fiscal do Congresso, cada vez mais determinante sobre o orçamento da União, graças às emendas parlamentares, o antigo orçamento secreto no mandato de Jair Bolsonaro: “Não é tudo culpa de Lula. O voraz Congresso do Brasil conquistou mais poder orçamental sob Bolsonaro, que também ofereceu brindes pré-eleitorais que têm sido difíceis de descartar”.
Fonte: O Antagonista