Luis Rubiales anuncia renúncia à presidência da Federação Espanhola

10 de Setembro 2023 - 14h45
Créditos:

O presidente afastado da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, anunciou que vai renunciar ao cargo. Em entrevista ao jornalista inglês Piers Morgan, o dirigente declarou que vai deixar a posição, diante da enorme pressão após o beijo forçado na boca da jogadora Jenni Hermoso, durante a cerimônia de premiação da Espanha na Copa do Mundo Feminina.

– Tive que aguentar muito nessas três semanas. Mas isso é mais uma questão não só de mim. Coisas sobre mim não podem afetar terceiros – afirmou o agora ex-presidente.

“Nessa situação, a decisão mais inteligente é que eu vá embora”, declarou Rubiales.

Rubiales está suspenso pela Fifa provisoriamente por 90 dias desde o último dia 26 de agosto. Ele não pode exercer qualquer atividade relacionada ao futebol. No entanto, neste domingo, o dirigente anunciou que não vai voltar ao cargo. A decisão ainda não foi comunicada pela Federação Espanhola.

– Falei com meu pai, minhas filhas... Eles sabem que não é uma questão sobre mim. Alguns amigos falaram: "Luis, agora você tem que focar na sua dignidade para continuar sua vida, porque, senão, você pode machucar pessoas que você ama" – comentou Rubiales, na entrevista a Piers Morgan.

Na última semana, Hermoso apresentou uma denúncia ao Ministério Público da Espanha, que formalizou o pedido e acusou Luis Rubiales de agressão sexual. O dirigente pode ser julgado na via penal. A constituição espanhola prevê um a quatro anos de prisão pelo crime.

Com informações do Globo Esporte