
Se, por um lado, a pandemia adiou projetos, por outro, fez algumas pessoas tirarem sonhos antigos do papel. É o caso dos empreendedores que resolveram investir em novos negócios nestes últimos meses. No Rio Grande do Norte, mais de 7.500 empresas foram abertas entre maio e julho, de acordo com o Mapa das Empresas, divulgado pelo Ministério da Economia. Uma das empresas abertas nestes últimos meses é a Fábula Brinquedos Educativos, que começou o funcionamento esta semana, por meio de e-commerce.
A Fábula foi aberta no final de junho, mas depois dos meses de planejamento, compras e organização, lançou o seu site de comércio eletrônico nesta semana.
A empresária Magaly Dantas, da Fábula Brinquedos, conta que o sonho de abrir uma loja de brinquedos era antigo. Mas ela e a sócia, que também são mães, viram que neste período em que as crianças estão casa em tempo integral, muitos pais sentiram a necessidade de ter mais opções de entretenimento para os filhos, principalmente brinquedos que fossem educativos. “A nossa proposta é oferecer brinquedos educativos, pedagógicos e terapêuticos também. Brinquedos que divertem, mas que também educam. O que tem sido fundamental nestes tempos de aulas à distância”, afirma.
A outra sócia da empresa, Karla Larissa, conta que a opção de manter a loja online foi para atender a demanda crescente pelo e-commerce. “Percebemos que aqui na cidade poucas empresas estavam fazendo esse atendimento pelo e-commerce e, neste período em que as pessoas devem evitar sair, esta é a opção mais viável. Nesses últimos meses, as pessoas também ficaram mais familiarizadas com a compra online. E, por ser online, também temos a possibilidade de atender a todo Brasil, com envio do produto, mas com a facilidade de oferecer o delivery em poucas horas para quem é de Natal e região metropolitana”, ressalta.
Nos dados divulgados pelo Ministério da Economia, foram abertas 7.521 empresas entre maio e julho no Rio Grande do Norte, tendo sido 2.087, em maio; 2.557, em junho; e 2.877, em julho. De acordo com os dados da Jucern, que não incluem números de Micro Empreendedor Individual (MEI), entre maio e julho foram abertas 1.561 empresas no RN, sendo 363, em maio, 482, em junho e 716 em julho.