Grupo pró-democracia protesta contra acordo do PT com Partido Comunista Chinês

21 de Setembro 2023 - 05h52
Créditos:

Nesta quarta-feira (20), o movimento Democracia Sem Fronteiras Brasil (DSF Brasil) realizou um protesto pacífico em frente a Sede Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), localizada do Setor Comercial Sul, em Brasília. O motivo da ação foi a assinatura de cooperação entre o (PT) e o Partido Comunista Chinês (PCCh), reforçando a ligação entre as duas legendas.

O ato ocorreu com a exibição de faixas com frases como “Lula e PT, o Brasil não é a China”. “Viva a liberdade e a democracia”, “Não ao domínio do governo chinês”, Brasil é uma democracia. China não!”

Para o movimento DSF Brasil, a assinatura do acordo é um verdadeiro desastre para a soberania e os valores democráticos do Brasil.

“É inaceitável que nosso governo esteja estabelecendo acordos de cooperação com um regime notoriamente autoritário, que oprime brutalmente sua própria população e desrespeita os direitos humanos de forma sistemática”, destaca Rhuan Fellipe Cardoso, presidente e porta-voz do movimento.

Além disso, em nota o grupo ressalta que o Partido Comunista Chinês é conhecido por sua censura, pela falta de liberdade de expressão e pela repressão a dissidentes. Além disso, a China tem um histórico de exploração econômica predatória, que muitas vezes coloca países em desenvolvimento, como o Brasil, em desvantagem.

Com informações de Diário do Poder