G9? Como final brasileira da Sul-Americana influencia vagas da Libertadores

01 de Outubro 2021 - 03h28
Créditos:

Não é só Red Bull Bragantino e Athletico-PR que estão interessados na final da Copa Sul-Americana. A decisão brasileira no torneio continental pode influenciar diretamente os classificados para a Libertadores de 2022. Com o sucesso nas copas continentais, o Brasil terá nove times na próxima edição da Libertadores.

Um deles vai ser justamente o vencedor do confronto entre Bragantino e Athletico, uma vez que o campeão da Copa Sul-Americana se classifica para a Libertadores. Caso Athletico ou Bragantino finalizem o Brasileirão entre os seis primeiros após o título continental, o G6 automaticamente vira G7. Atualmente, o Bragantino é quinto colocado. O Athletico é o nono.

G6 pode virar até G9

O cenário descrito acima leva em conta somente a disputa da Sul-Americana. Mas há outros fatores que podem aumentar ainda mais o G6, transformando-o em até G9.

Além da final da Sul-Americana, a decisão entre Flamengo e Palmeiras na Libertadores também pode aumentar o atual G6, caso o campeão da principal competição do continente termine entre os seis primeiros do Brasileirão. Isso é ainda mais provável, já que o Palmeiras é o vice-líder e o Fla é o quarto, mas com dois jogos a menos.

As possibilidades não param aí. A Copa do Brasil também pode ser outro fator de mudança nas vagas para a Libertadores do ano que vem. Flamengo e Athletico-PR estão nas semifinais e, caso conquistem o torneio nacional, também abririam uma vaga "extra" para a Libertadores em caso de G6, título da Libertadores ou Sul-Americana, respectivamente, ou os dois.

Além disso, os outros dois semifinalistas da Copa do Brasil também estão muito bem posicionados no Brasileirão. O Atlético-MG lidera o campeonato, enquanto o Fortaleza é o terceiro colocado.

UOL