FIERN cria projeto de Meritocracia para ampliar a base sindical

27 de Janeiro 2024 - 12h42
Créditos: Reprodução

A ampliação da base sindical é uma prioridade que o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, deixou clara desde o primeiro dia de gestão. O Projeto de Meritocracia Sindical assegura os instrumentos e a motivação para que os sindicatos filiados à Federação das Indústrias do RN conquistem essa ampliação e o fortalecimento das entidades que lideram.

“Desenhamos um planejamento e começamos com alguns projetos já definidos, como o de meritocracia, que tem o objetivo de ampliar a base dos Sindicatos, trazer mais indústrias para a Casa da Indústria”, disse.

A criação da Unidade de Desenvolvimento Industrial para apoiar segmentos industriais é outro ponto importante. Com o projeto de Meritocracia, por intermédio da estruturação da Unidade de Desenvolvimento Industrial, há uma equipe capacitada, espaço físico, recursos financeiros disponíveis para os sindicatos utilizarem em prol de ações para defesa dos legítimos interesses de cada setor e projetos em benefício da atividade industrial. E instalado um “Espaço Coworking”, com uma estrutura moderna e instalações adequadas para reuniões e treinamentos, que pode ser usada para atividades dos sindicatos. Com isso, a perspectiva é que se tenha um maior protagonismo das lideranças dessas entidades.

O projeto envolve meritocracia uma vez que quanto mais o Sindicato utiliza o Fundo disponível para os projetos, programas e serviços, participa das estruturas de representação e eventos mais pontua e, assim, soma bônus. “É preciso dar um suporte para essa ampliação da base sindical e, com isso, vem um círculo virtuoso, que tem reflexo em um desenvolvimento industrial”, afirma Ana Adalgisa, coordenadora executiva de Relacionamento Institucional e Mercado.

Ela explica que há um portfólio de produtos e serviços para que os Sindicatos ofertem aos associados e, assim, “cada vez que promovem essas atividades, obtêm pontos”. “Essa pontuação é em forma de bônus. Também podem desenvolver serviços e, para isso, contam com profissionais capacitados na Unidade de Desenvolvimento Industrial. Além disso, o Sindicato tem a possibilidade de participar das comissões temáticas, conselhos, seminários; há as consultorias que estão disponíveis no IEL-RN; os serviços do SESI; do SENAI; enfim, diversas atividades a serem acessadas”, acrescenta.

As informações de participação e demais atividades que podem gerar bônus serão alimentadas em um sistema pelos próprios sindicatos e haverá um ranking para motivação. A receptividade tem sido “muito positiva” por parte dos dirigentes dos sindicatos. “Há várias demandas com essa perspectiva, solicitações de atividade que levam em conta esse programa”, observa.

E exemplifica que um dos “temas relevantes” que “está no radar” são as redes sociais. “Então, também vai pontuar os sindicatos que tiverem as redes sociais ativas, tanto que haverá eventos sobre o assunto”, aponta Dias.

Com informações da Tribuna do Norte