
Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros aponta que a vacina CoronaVac foi 42% efetiva "no cenário de mundo real" contra a Covid-19, considerando apenas pessoas vacinadas com mais de 70 anos e em um período de extensa transmissão da variante P.1., detectada inicialmente em Manaus.
O valor é menor do que os 50,7% de eficácia encontrada nos estudos clínicos realizados pelo Instituto Butantan no Brasil. A eficácia foi ainda menor entre os que têm mais de 80 anos, 28% depois da aplicação da 2ª dose. Entre os que têm de 75 a 79 anos, ela foi de 49%. Já para o grupo de 70 a 74 anos, a eficácia foi de 62% depois da 2ª dose – índice superior ao do estudo divulgado pelo Butantan.
A efetividade estudada pelo Vebra Covid-19 mostra o impacto real da vacinação na redução de casos de infecção pelo novo coronavírus quando aplicada na população geral. Para chegar aos números os cientistas pesquisaram os resultados de testes para a covid-19 de todos os bancos de dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
O estudo envolveu 15.900 pessoas suspeitas de covid-19 com mais de 70 anos que moram em São Paulo, onde a variante P.1 é predominante. Os exames foram feitos em pessoas com sintomas da doença e que buscaram as unidades para fazer o teste e confirmar se estavam ou não infectadas.
Fonte: Poder360