Estudantes aprendem sobre texto dramático e recebem Titina Medeiros

12 de Agosto 2020 - 12h41
Créditos:

A turma do 8º ano da Escola Lápis de Cor/MOV irá receber, na tarde da próxima terça-feira (18), a atriz potiguar Titina Medeiros, para conversar sobre texto dramático teatral. Pela plataforma online utilizada pelo colégio, a artista vai explicar um pouco sobre a perspectiva do autor e responder às perguntas dos estudantes.

O teatro começou a fazer parte da rotina escolar da turma a partir do projeto Arte em Movimento, que neste trimestre tem trabalhado diversas manifestações culturais. Recentemente, por exemplo, a turma recebeu o escritor Pedro Gabriel, criador do "Eu me chamo Antônio". O encontro virtual inspirou uma oficina de guardanapo, e os estudantes utilizaram também para o processo criativo a música "Um dia após o outro", de Tiago Iorc.

Os adolescentes têm mergulhado no universo da literatura contemporânea, sempre buscando estabelecer possíveis diálogos com outras manifestações artísticas por meio de séries, filmes e músicas. "Utilizamos alguns jogos virtuais, como o Minecraft, para oferecer uma nova visão sobre a literatura", explica a coordenadora pedagógica Mannoelly Câmara. "Priorizamos o diálogo entre diversos artistas com os estudantes para que se vejam, de alguma forma, como produtores de arte".

Para isso, a escola incentiva a utilização de recursos de fácil acesso no ambiente familiar, como coleção, guardanapo, acessórios diversos de decorações, eletrônicos para gravações de poemas, curtas e outras atividades propostas. "A arte humaniza, sensibiliza e nos torna mais empáticos", acredita a coordenadora. "Por meio dela, podemos compreender de maneira mais profunda a nós mesmos e, consequentemente, tratar o outro com mais paciência e amor".