Especialista orienta como economizar energia elétrica durante o isolamento

18 de Junho 2020 - 19h23
Créditos:

Ambientalistas, cientistas e instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas são categóricos quando afirmam que a queima de combustível fóssil, em grande parte para a geração de energia utilizada cotidianamente em nossos lares, estão entre os principais fatores para o avanço das mudanças climáticas e os danos que este problema ambiental pode acarretar para a humanidade. Profissionais, entre eles arquitetos e engenheiros têm procurado, por meio de projetos multidisciplinares, elaborarem soluções de obtenção de energia alternativas.

De acordo com a tutora do curso de Arquitetura da instituição de Ensino Pitágoras, Fátima Jácome, o uso da energia solar e outras formas alternativas podem ajudar a diminuir os custos no bolso e no meio ambiente. “Existem soluções que contemplam de forma harmoniosa a obtenção de energia natural, ou seja, iluminação natural, por meio da incidência solar direta no imóvel, sem incomodar, a convivência no mesmo, além da ventilação natural, o aquecimento da água por meio da incidência solar em sistemas específicos para tal e obtenção da energia solar pelo sistema fotovoltaico”, explica a mestre em Arquitetura, tutora na Pitágoras Mossoró.

A mestre destaca ainda outro elemento natural como opção à economia de energia. “Não poderíamos deixar de citar a grande alternativa do uso dos ventos, os famosos parques eólicos, que estão contribuindo de forma significativamente para a mudança da matriz energética no mundo e, em especial no Brasil”, afirma a mestre Fátima Jácome.

Para Fátima Jácome, “independente do momento em que vivemos, numa drástica pandemia, que está arrasando nossa economia, causando milhares de mortes, desempregos, inquietações em todos os segmentos da sociedade, forçando-nos a nos trancarmos em casa num verdadeiro isolamento, o meio mais eficaz até agora para minimizar os efeitos da pandemia, o mundo já estava preocupado com questões voltadas para economia de energia, ou seja, procurando perseguir ao máximo uma eficiência energética”, ressalta.

Neste momento, a forma de praticarmos a eficiência energética, ou seja, economizar energia para não ter que produzi-la é começando em casa, afirma a especialista. 

Para isso, separamos algumas dicas de como economizar energia em casa, além do uso alternativo e econômico da energia solar e dos ventos:

Iluminação dos ambientes

Evitar ligar as lâmpadas durante o dia. Procure abrir as esquadrias para aproveitar a iluminação solar. Opte pelas lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de ter uma durabilidade maior que as fluorescentes.

Inspeções elétricas

Inspecionar as ligações dos eletrodomésticos, é importante para prever a necessidade de manutenção. Quando detectamos um fio esquentando, ele pode ocasionar acidentes e aumento do consumo de energia. Evite ligar vários aparelhos em um benjamin (ou T) na mesma tomada, isso também aumenta o consumo de energia e pode causar acidentes.

 

Ventilação e temperatura

Durante o dia, procurem compartilhar um espaço maior que tenha ar-condicionado para evitar ligar vários aparelhos em cada cômodo da casa. Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo, isso evita um acionamento maior do temporizador para manter a temperatura.

 

Na hora de cuidar dos aparelhos e eletrodomésticos:

Stand-by

Desligue as tomadas dos aparelhos que não utiliza com frequência. Evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente. Procure utilizar o recurso de economia do monitor dos computadores e desligue quando ninguém estiver usando. Evitem deixar os celulares carregando a noite toda. Os carregadores conectados sem o aparelho provocam o desperdício de energia.

Potência dos aparelhos

Procure entender com o próprio fornecedor, o dimensionamento da potência para o uso adequado do aparelho adquirido, verificando se a instalação existente está coerente com a potência requerida. Isto pode economizar energia.

Geladeira/fogão

Tente se planejar quando for abrir a porta da geladeira para não ficar muito tempo com a porta aberta. Geladeira aberta, libera o ar gelado e os sensores pressionam a ligação do motor para funcionamento normal da temperatura. Outro detalhe que pode interferir no consumo de energia da geladeira é não colocar alimentos quentes. Nunca coloque a geladeira ao lado do fogão, pois aumenta o consumo de energia.   Se puder organize a cozinha de modo a formar um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, de modo que a soma das distâncias, em linha reta, para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros. Se não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira.  Verifique a borracha de vedação da porta da geladeira, pois quando a mesma estar desgastada força o motor ligar mais frequente para manter a temperatura e o consumo da energia aumenta.

Máquina de lavar roupa

É aconselhável acumular uma quantidade maior de roupas para lavar de uma vez só e utilizar a capacidade máxima.

Certificados PROCEL

Opte pelos aparelhos certificados PROCEL. Os selos mais eficientes são os que possuem classificação “A”.

Ferro elétrico

Procure acumular um maior número de roupas para passar. Isto economiza energia.

Chuveiro elétrico

Evite um banho prolongado com chuveiro elétrico ligado. Procure dar preferência a um chuveiro de potência menor. Quando estiver lavando os cabelos procure desligar o chuveiro. Evite o desperdício de água e energia.

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.