Equipe de transição de Lula tem 21 alvos da Lava Jato, mas nenhum condenado

18 de Novembro 2022 - 04h21
Créditos:

A equipe de transição para o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inclui pelo menos 21 pessoas que estiveram na mira da Operação Lava Jato. O petista, que teve suas condenações anuladas em abril de 2021, convocou ex-ministros, parlamentares e outros políticos que foram alvo de um ou mais inquéritos no âmbito da investigação.

Fazem parte do grupo personagens que chegaram a ser presos ou alvos de denúncias, mas nenhum deles foi condenado em qualquer processo. A maioria deles foi citada na delação da empreiteira Odebrecht, que atingiu mais de 200 pessoas. Mas também há nomes envolvidos em outras frentes da Lava Jato, que tratam da Petrobras e de outras estatais.

A lista dos integrantes que foram alvo da Lava Jato tem nomes que estão na chefia da transição, inclusive o coordenador, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). 

Também estão nela a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, coordenadora de articulação política da equipe, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordena os grupos técnicos.

Com informações de UOL