Empresário Marcelo Rosado é eleito presidente do Sindicato das Indústrias de Cimento, Cal e de Argamassa do RN

30 de Agosto 2022 - 12h48
Créditos:

O empresário Marcelo Caetano Rosado Maia Batista foi eleito presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN) para o quadriênio 2022 a 2026.  A eleição foi, nesta terça-feira (30), na Casa da Indústria, em chapa única, na qual o atual presidente do SINECIM, João Gaudêncio de Queiroz, integra a nova diretoria como vice-presidente.

Marcelo Rosado destaca que, para o novo quadriênio, no qual estará à frente SINECIM, uma das prioridades será a ampliação da base sindical e a execução de ações e programas de incentivo ao associativismo. “Temos um momento, no Brasil pós-pandemia, no qual muitas empresas precisam enfrentar o desafio de reinvenção ainda maior do que anteriormente”, diz.

“Nesta atual conjuntura, o associativismo se torna indispensável. As empresas devem trocar experiências e fortalecer seu segmento. No Sindicato, encontram o ambiente no qual podem se preparar para atravessar as dificuldades, com circunstância econômica e clientes que estão cada vez mais exigentes, além de regulamentações do governo que exigem atenção e cuidados”, observa o presidente eleito do SINECIM.

Ele afirma que empresas isoladas têm mais dificuldades de superar esses obstáculos. Com o associativismo, apoiadas pelo Sindicato das Indústrias do setor, elas conseguem trocar informações e ter acesso a serviços e parcerias, aponta o presidente eleito da entidade. “Com essas experiências, de certa forma, se sentem fortalecidas já que vão encontrar parceiros e, assim, podem se preparar e vencer os desafios”, destaca.

Marcelo Rosado vê, após a pandemia, uma necessidade ainda maior dos empresários do setor buscarem esses benefícios do associativismo e, uma vez que os insumos e matérias primas com preços mais elevados impõem necessidade de melhoria de produtividade e otimização nos processos industriais. “As margens de rentabilidade estão reduzindo muito. Houve também mudança no dólar e elevação de insumos. No caso das argamassas, por exemplo, que precisam de importados, o impacto foi acentuado. Não é possível repassar toda essa implicação para o cliente, então, é necessário buscar otimizar a produção e, nisso, o Sindicato e o Sistema FIERN podem contribuir”, diz.

Ele cita que as instituições que integram o Sistema FIERN — SESI, SENAI e IEL — têm programas voltados à capacitação, à redução de desperdícios na produção e para obtenção de certificados. Esses programas, afirma, são acessíveis à pequenas e médias indústrias, que dificilmente poderiam ter possibilidade de implementar melhorias por outros meios.

Integração ao Sindicato

As inciativas começam a dar resultados para ampliar as empresas integradas ao SINECIM/RN. Estiveram no local da votação, nesta terça (30), e conversaram com os diretores do atual mandato do Sindicato os empresários Abidene Salustino da Silva Júnior, da indústria de argamassa Super Cola; e Naelson Oliveira, da argamassa Nortcola. Eles estão em diálogo para se associar ao SINECIM/RN.

Composição da Diretoria Eleita:

Presidente: Marcelo Caetano Rosado Maia Batista
Vice-presidente: João Gaudêncio de Queiroz
Secretário: Wadih Jemil Asfora Neto
Tesoureiro: Lavoisier Maia Neto

Conselho Fiscal:
Renato Fernandes Silveira
Luelson Luiz Costa Fernandes
Telzinha Gabriela de Macedo Freitas

Delegados Representantes junto à FIERN
Efetivo – Marcelo Caetano Rosado Maia Batista
Suplente – José Gaudêncio de Queiroz