Empresa da Inova Metrópole promove Oficina de Robótica no Startup Day

08 de Maio 2019 - 17h12
Créditos:

Potiguares apaixonados por robótica, programação e automação de hardware contarão, no dia 18 de maio, na sede do Sebrae, com uma oportunidade exclusiva para aprender e pôr em prática suas habilidades: a “Oficina de Robótica e Competição”.

Acontecendo dentro do Startup Day – maior evento de empreendedorismo inovador do Brasil – o workshop será ministrado pela Natal Makers, empresa vinculada à incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

O CEO da incubada e ministrante da oficina, Marcos Oliveira, explica que o workshop será dividido em três etapas e tem por objetivo proporcionar um espaço para que os participantes apliquem suas habilidades em robótica.

“Em um primeiro momento, a gente fará uma breve introdução prática a respeito da robótica, discorrendo sobre sua estrutura e planejamento. Em seguida, acontecerá a programação e montagem de robôs. Por fim, o terceiro momento é destinado à competição, o torneio em si, entre os participantes” explica o CEO.  

Para o momento da disputa robótica, a estimativa é que se formem quatro grupos de competidores, segundo Marcos Oliveira, que também aconselha a cada equipe levar um notebook a fim de trabalhar no aperfeiçoamento de seus robôs para a competição.

A oficina – voltada a estudantes das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e de Engenharia, além de makers e entusiastas da robótica – acontecerá às 9h, no SebraeLab, localizado na sede do Sebrae, em Natal. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do site do evento, disponível neste LINK.

Natal Makers

Incubada na Inova Metrópole e credenciada ao Parque Tecnológico, maior ambiente de inovação e de empreendedorismo tecnológico do Estado, a Natal Makers oferece aos desenvolvedores (makers) de tecnologia diferentes serviços e produtos, promovendo suporte de “uma ponta à outra”.

A proposta da empresa é atender às necessidades de quem usa, cria ou ensina temas como robótica, prototipagem, eletrônica, entre outros. Para isso, a Natal Makers oferece ferramentas, peças, cursos entre outras soluções e serviços.

“Se você quer criar alguma coisa, sabe fazer isso, mas não tem as peças, a gente facilita, comercializando o material. Se quer implementar uma ideia, mas não sabe como fazer, a gente oferece cursos de capacitação. Já se você tem uma ideia e não quer fazer você mesmo, a gente desenvolve os equipamentos e a prototipagem”, explica o CEO. 

Participando pela primeira vez do Startup Day, a Natal Makers conta com uma equipe formada por profissionais de diferentes formações e especialidades, como engenharias mecatrônica e mecânica, sistemas de computação e TI.

Startup Day

Iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Startup Day é o maior evento do ecossistema de empreendedorismo inovador do país, acontecendo simultaneamente em diversas cidades do Brasil.

A programação é intensa e dinâmica e aborda temas diversos, relativos à transformação digital, indústria 4.0, investimento para startups, comunicação, entre outros. Todas as atividades acontecerão na sede de Sebrae RN, localizada na Avenida Lima e Silva, 76, no bairro de Lagoa Nova.