
O ex-presidente Lula embarcará no sábado (28) para um tour de 12 dias pela Europa. Hoje, o Diário Oficial da União traz a autorização para que quatro assessores da Presidência da República acompanhem o ex-presidiário.
Os despachos (veja abaixo) são assinados por Antônio Carlos Paiva Futuro, secretário-executivo da pasta comandada por Jorge Oliveira. As despesas dos assessores serão pagas com dinheiro público.
Lula já comunicou à Justiça que cumprirá nova agenda internacional — no início deste mês, ele visitou o papa Francisco, no Vaticano. A defesa do petista garantiu que ele “não deixará de comparecer a nenhum ato judicial para o qual sua presença seja obrigatória”.
O tour europeu começará pela França, onde receberá o título de Cidadão Honorário de Paris. Em seguida, o ex-presidente viajará para Genebra, na Suíça, para reuniões com lideranças de movimentos sindicais e sociais e no Conselho Mundial de Igrejas. A última parada será em Berlim, na Alemanha, também para encontro com representantes de movimentos socais.
Com informações de O Antagonista.