
O deputado estadual Allyson Bezerra criticou nesta sexta-feira a divulgação do cronograma de convocação da Polícia Militar dos aprovados no último concurso. De acordo com o cronograma da Secretaria de Estado de Administração e Recursos Humanos, os novos PMs só poderão ser convocados a partir de 2021.
“Aqueles que realizaram as provas e estão como aprovados vão esperar dois anos após a realização dessa prova pra ter o concurso realizado, porém nós vamos ter ainda uma etapa de dez meses de curso de formação e isso não ficou claro, não ficou divulgado, esse cronograma não fala sobre o curso de formação”, questiona o deputado Allyson Bezerra.
De acordo com o calendário, de 1º de agosto a 6 de setembro serão feitos os exames clínicos com os candidatos reclassificados. Os testes de aptidão física acontecem de 9 de setembro a 21 de outubro.
De 22 de outubro a 8 de novembro será a fase dos exames psicológicos e a investigação social dos candidatos ocorre entre 11 de novembro e 18 de março de 2020. Já a avaliação de títulos, que é a última etapa, levará 62 dias, contados de 19 de março a 18 de junho.
“Considero um desrespeito não só com os 1.000 aprovados que tanto estudaram para o concurso, mas também com a população que aguarda o aumento de efetivo de PM’s nas ruas”, reitera o parlamentar.
O concurso da PM foi realizado em 2018 e ofereceu mil vagas para praças militares, sendo 938 para homens e 62 para mulheres, além de cadastro reserva.