Covid-19: Governo do Paraná e Rússia assinarão acordo para fabricação da vacina

11 de Agosto 2020 - 13h46
Créditos:

O governo do Paraná assinará um convênio com a Rússia para produzir a vacina Sputnik V, a primeira registrada contra o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela CNN.

A possibilidade de uma parceria do estado brasileiro com a Rússia sobre a vacina contra Covid-19 foi tratada no fim de julho, durante reunião, em Brasília. O acordo deve ser assinado nesta semana ou no início da próxima, afirmou o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado.

"Um momento de expectativa, de tratativas iniciais, que devem ser pautadas pela prudência, segurança, transferência de tecnologia. Não podemos, obviamente, queimar etapas. Este é um momento que estamos nos preparando. O governo do Paraná nesta semana, ou possivelmente no começo da outra, assinará esse protocolo de intenções com o governo da Rússia para que as tratativas técnicas oficiais possam ter início."

Sobre as incertezas em relação à vacina russa, cujos dados dos estudos clínicos ainda não foram tornados públicos por Moscou, Callado afirmou que após a oficialização de termo com o governo russo o Tecpar pedirá acesso a esses resultados.

Com informações da CNN Brasil