Conheça as áreas mais lucrativas para empreender em 2023

28 de Dezembro 2022 - 04h16
Créditos:

Quem deseja começar o ano de 2023 empreendendo e não sabe onde investir, pode apostar em segmentos lucrativos como deliveries, vendas on-line, inteligências artificiais, áreas de cobranças e educação. A aposta é do professor da Estácio, Flávio Guimarães, especialista em gestão, empreendedorismo, recrutamento e seleção. Segundo ele, estes setores estiveram em crescimento no ano de 2022 e devem continuar atraindo demandas e lucro no ano que se inicia.

Sobre por onde começar a empreender, Flávio argumenta que o principal elemento é acreditar na possibilidade de ter sucesso nos negócios. Após isto, ele cita a necessidade de elaborar planos de negócios a fim de ter uma projeção de mercado para identificar se o segmento é bom para seu contexto ou até mesmo se tende a melhorar. “Obter esse tipo de planejamento nos traz uma porcentagem de 80% a 90% de viabilidade de qualquer negócio. Buscar orientações em órgãos como Sebrae e consultorias particulares podem impactar positivamente qualquer negócio desde o início”, completa.

Para quem prefere não arriscar em novos ramos, Flávio orienta a investir em segmentos que já se mostraram lucrativos desde a pandemia, como: a construção civil; funções de teletrabalho, onde os funcionários podem ficar em sistema híbrido; telemedicina; petshops e empresas de painéis solares. “Este último tem movimentado muito o mercado, devido aos constantes aumentos na tarifa da energia elétrica”, acrescenta.

Profissões em destaque
Segundo o professor, profissões como gerente de banco, gerente de relacionamentos, analista de compliance e coordenador de tecnologia, captarão mais profissionais no mercado no ano de 2023. A justificativa é que com os avanços do e-commerce (comércio eletrônico) e dos atendimentos entre cliente e empresa à distância, profissões especialistas em relacionamento terão destaque.

Além desses novos especialistas, para Guimarães o mercado ainda deve se direcionar à algumas áreas tradicionais, como, por exemplo, advocacia empresarial, engenharias, gerências de logísticas, gerência de ESG, e, ainda, gerência de marketing e vendas. “Estes setores estão valorizados e devem seguir assim em 2023”, projeta o especialista.

Entre as curiosidades do setor, Flávio revela que o profissional de Recursos Humanos ainda é um dos mais difíceis de contratar. “O mercado de contratações é selvagem e estes profissionais de RH, especializados em seleção, são altamente disputados, sendo uma das áreas mais difíceis de ser ocupar”, comenta.

Ao elencar dicas para aqueles que ainda desejam incrementar o currículo antes de concorrer às vagas, o especialista revela cursos bem avaliados pelos recrutadores. “Cursos de liderança e de alta performance, também os que abrangem áreas de gestão hospitalar e docência do ensino superior. É necessário, sobretudo, construir bons relacionamentos, fazer networking e usar plataformas de busca de vagas como LinkedIn, que deve estar sempre atualizado”, disse.