Comissão debaterá relatório de Styvenson que restringe propaganda de bebidas

20 de Fevereiro 2020 - 03h22
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A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) decidiu nesta quarta-feira (19) debater, em audiência pública, três projetos em tramitação na comissão (PLC 83/2015PLS 323/2015 e PLS 443/2015) que restringem as propagandas de bebidas alcoólicas. As propostas também propõem a criação do Dia Nacional de Prevenção ao Alcoolismo e às Drogas e a publicação de alertas nos rótulos ou embalagens.

— O principal intuito é restringir propaganda desses produtos e, assim, contribuir para a efetiva redução do seu consumo abusivo, sobretudo de grupos de pessoas mais vulneráveis aos efeitos indesejados do álcool, como menores de idade, gestantes e pessoas ao volante — afirma o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), relator das propostas, que tramitam em conjunto na CAS, e autor do requerimento aprovado que prevê o debate.

No relatório apresentado à CAS em março de 2019, Styvenson sugere a aprovação do PLC 83/2015, com emendas para, por exemplo, definir como bebida alcoólica que tenha teor de álcool superior a meio grau Gay-Lussac (GL). Além disso, a propaganda dessas bebidas só poderá ser feita nos pontos de venda, com diversas restrições para que não incentivem o abuso e o consumo por crianças e adolescentes, por exemplo.

Entre os especialistas a serem convidados por sugestão dos senadores da CAS estão o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rodrigo Murtinho; a representante do Instituto Intervozes, Marina Pita; a representante do Instituto Alana, Livia Gerasimckuz; a consultora jurídica da Associação Brasileira de Anunciantes, Lúcia Dias; o presidente do Núcleo de Responsabilidade no Comércio e Consumo de Bebidas Alcoólicas, José Silvino Filho; e o representante do Instituto Brasileiro da Cachaça, Carlos Lima.

Fonte: Agência Senado