Créditos: Stringer/picture alliance via Getty Images
Moradores de prédios atingidos pelos terremotos na Venezuela ainda aguardam laudos técnicos para saber se poderão retornar para suas casas. Segundo o governo, pelo menos 250 edifícios foram afetados pelos tremores, que deixaram um cenário de destruição em várias regiões do país.
Em La Guaira, uma das áreas mais atingidas, localizada a cerca de 30 km de Caracas, moradores relatam que precisaram retirar vítimas dos escombros sem equipamentos adequados. O governo venezuelano informou que o número de mortos chegou a 589 e que mais de 4 mil pessoas ficaram feridas.
O Aeroporto Internacional de Maiquetía, principal do país, segue fechado após sofrer danos na pista e na estrutura do terminal. Ainda não há previsão de reabertura.
Em Caracas, diversos prédios apresentam rachaduras e passam por avaliações. Enquanto alguns moradores deixaram os imóveis e foram para casas de familiares, outros continuam nos apartamentos mesmo sem confirmação oficial de segurança.
Em La Guaira, cerca de 50 prédios com mais de dez andares teriam desabado. Moradores afirmam que o resgate demorou e que familiares precisaram procurar parentes presos nos destroços por conta própria.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou a morte de dois brasileiros no terremoto — um homem e uma mulher — e informou que presta assistência às famílias.
O governo brasileiro anunciou o envio de equipes de bombeiros, Defesa Civil, equipamentos para hospital de campanha, medicamentos e materiais médicos para auxiliar no atendimento às vítimas.
Ainda há divergência nos números de desaparecidos. Enquanto autoridades venezuelanas apontam centenas de pessoas nessa situação, outras estimativas indicam que o total pode ser muito maior. O balanço oficial segue em atualização.


