Cantora Iza abre Carnaval de Natal e relembra infância na capital potiguar

21 de Fevereiro 2020 - 07h04
Créditos:

É carnaval em Natal. A festa mais popular do Brasil teve sua abertura na capital potiguar nesta terça-feira (20/02), quando o prefeito Álvaro Dias passou a chave da cidade para o Rei Momo Anderson Silva e a Rainha Érika Alves do Carnaval 2020. O Polo Petrópolis ferveu com a multidão que foi prestigiar os shows programados. Até a chuva que caíra durante todo o dia deu uma trégua à noite para abrilhantar a festa.

Antes, por volta de 16 horas, o Cortejo Cultural Carnavalesco tomou conta das ruas de Petrópolis, com a participação de dez grupos da cultura popular, a saber Boi de Reis Bom Pastoril; Pastoril do Bom Pastor (Boi/Bode/Gigante/Jaraguá/Birico/Mateus/CatIrina); Boi de Reis Mestre Manoel Marinheiro; Araruna; Cia. Circo Ladrões do Sorriso ZN; Cia. All Hanna Dança do Ventre e frevo; Trupe de Pernas pro Ar; Congos de Calçola PN; Lapinha PN. Houve, ainda, a presença do artista performático Ramon Rodney. No total, foram cerca de 400 brincantes que desfilaram com maestria, cores e muita alegria até o palco montado para os shows da abertura do Carnaval em Natal 2020.

A cantora pernambucana Lia de Itamaracá subiu ao palco às 19h26. Do alto de seus 76 anos, o ícone da ciranda de roda no país desfiou um rosário de clássicos que agradou em cheio aos milhares de foliões que se acotovelaram para ver a primeira atração musical da noite. Em que pese a idade, Lia botou todo mundo para dançar com as conhecidas “Janaína”, “Eu sou Lia (Ciranda de Lia)”, “Dá-lhe Manoel”, de Selma do Coco, e “Minha ciranda”, que cantou com o convidado natalense, o músico e compositor Carlos Zens.

Com o termômetro registrando alta temperatura momesca, a cantora Jaína Elne sucedeu a Lia de Itamaracá e iniciou o show às 20h50 chamando a multidão para cantar com ela. Para quem gosta de carnaval com tempero baiano, foi um prato cheio. “O canto da cidade”, “Eva”, “Faraó Divindade do Egito”, “Rapunzel”, “Bota pra ferver”, “Chame gente” foram alguns dos clássicos da axé music que Jaina mandou ver.

Lá para as tantas, às 22 horas, houve uma pausa para a entrega da chave da cidade. “Parabenizo e desejo aos foliões natalenses um carnaval de paz e tranquilidade”, disse o prefeito Álvaro Dias, que ainda arriscou o refrão da marchinha “Aurora” com Jaina Elne. A cantora areiabranquense, radicada em Natal, encerrou o show com “País tropical” e “Sonífera ilha”.

Atração mais aguardada da noite, a cantora IZA botou os pés no palco às 22h40 e fez tremer o Polo Petrópolis. Apoiada por uma banda com guitarra, bateria, naipe de sopros, backing vocais, um DJ e oito bailarinos, a cantora carioca passeou pelo pop, reggae fusion e soul, mandando ver os seus maiores sucessos, como “Dona de mim”, “Brisa”, “Ginga” e “Esse brilho é meu”.

No início do show, informou que morara em Natal na infância e estudara no Colégio Salesiano São José. Aliás, a cantora reconheceu alguns amigos de escola na plateia. “Essa noite é só nossa, Natal”, disparou. Em outro momento, disse: “Natal, eu sou toda sua”. E não escondeu a felicidade: “Estou muito feliz de estar aqui. Sério”.

A comerciária Maria das Graças Sousa aprovou a abertura do Carnaval em Natal 2020. Para a moradora do bairro de Petrópolis, a folia de Momo começou em alto nível. “Adorei as três atrações. A Prefeitura de Natal está de parabéns. O carnaval na cidade tem só crescido nos últimos tempos”, reconheceu.

A mesma sensação teve a manicura Lindalva Correia Alves, do bairro do Alecrim. Ela reuniu três amigas e, juntas, foram curtir o Polo Petrópolis. “Melhor abertura não podia ter havido. Vou aproveitar a festa e brincar o carnaval todos os dias. O show de IZA foi maravilhoso. Quero conferir também o show de Carlinhos Brown. Não perderei por nada”, assinalou a foliã.