
O vereador bolsonarista Lucas Pavanato (PL) entrou em conflito com estudantes da Universidade de São Paulo (USP) nesta quarta-feira (21/5). O parlamentar montou uma mesa com o cartaz e os dizeres: “Bolsonaro é melhor que Lula! Prove o contrário” no estacionamento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Considerado o “Nikolas de SP”, em uma comparação com o deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG), o vereador foi o mais votado na capital paulista nas últimas eleições municipais.
Nesta quarta-feira (21/5), Pavanato foi ao estacionamento da USP no horário do almoço. A ideia do vereador foi de fazer um vídeo debatendo com os alunos. Segundo a equipe de Pavanato, em poucos minutos, um grupo de estudantes tentou expulsar o parlamentar do local e rasgaram o cartaz que comparava Bolsonaro e Lula. A gravação foi interrompida por volta das 13h.
O vereador ainda discutiu com um diretor da FFLCH que compareceu no estacionamento durante a confusão.
Não é a primeira vez que Pavanato se envolve em confusões com alunos da USP. O vereador já foi condenado a indenizar uma estudante em R$ 8 mil que apareceu em um dos vídeos do parlamentar. Na gravação, feita em 2023, antes dele ser eleito, Pavanato questionou alunos sobre Karl Marx e Alan Smith.
Após ser condenado, ele pagou a indenização mas acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a “conduta parcial” da juíza.
Na representação, o vereador alegou que há indícios de falta de isenção da juíza Cláudia Thome Toni, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, porque a magistrada publicou artigos sobre a temática LGBT, enquanto o parlamentar é “crítico público da ideologia de gênero”.
Metrópoles