Atriz que fez vários filmes e novelas morre aos 83 anos, diz amigos

07 de Agosto 2020 - 13h14
Créditos:

Morreu em São Paulo na quinta-feira (6) a atriz, diretora e roteirista Aurora Duarte, aos 83 anos. Ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo há dois meses, segundo relatos de amigos nas redes sociais.

Aurora foi protagonista do filme "O Canto do Mar", do diretor Alberto Cavalcanti. A produção de 1952 conta a história de retirantes do litoral nordestino e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1953. O filme foi vencedor do prêmio de direção no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Checa, no mesmo ano, e foi a porta de entrada de Aurora Duarte no cinema brasileiro.

A atriz pernambucana tinha como nome de batismo Diva Mattos Perez e participou de várias novelas e filmes. O último papel dela foi em 2015 no filme "A Lenda do Gato Preto", onde interpretou uma cigana, dirigida por Clébio Viriato Ribeiro.

Nascida em 17 de abril de 1937 na cidade de Olinda, em Pernambuco, Aurora também trabalhou como documentarista e foi poeta. Segundo a biografia dela, publicada pela Editora Imprensa Oficial de São Paulo, na Coleção Aplauso, a atriz começou a carreira no cinema amador aos 13 anos, fez rádio e aos 15, estrelou no cinema profissional.

Emocionado com a partida da amiga, o diretor Clebio Viriato publicou um agradecimento a Aurora nas redes sociais, pela contribuição da atriz ao cinema brasileiro.

"Emocionado com a noticia de sua partida, deixo aqui minha Gratidão, do menino que foi profundamente afetado pela potência de sua obra e do adulto, que hoje emocionado, insiste em fazer cinema, em um país perverso com seus diretores, produtores, atores e técnicos cinematográficos. Por sua valiosa contribuição à história do cinema nacional, por ter levado Quixadá ao mundo, por ter sido uma mulher a frente de seu tempo e ter comandado com tanta beleza o Cangaço nas telas de nossos cinemas, a lendária Diva, merece uma justa e digna homenagem de todos nós quixadaenses, cearenses e brasileiros. Viva AURORA DUARTE!", disse Viriato.

Fonte: G1