Apresentadora consagrada da Globo diz que jornalista lucra com 'destruição de reputação'

29 de julho 2023 - 03h55
Créditos:

O processo de difamação movido por Patrícia Poeta contra Alessandro Lo-Bianco teve uma atualização hoje: a apresentadora enviou uma petição à juíza registrando que, mesmo durante o processo, continua sendo atacada por ele.

"Muito embora tenha conhecimento do ajuizamento da presente ação, [Lo-Bianco] continua perseguindo e assediando ferozmente [Patrícia Poeta], ora inventando fatos jamais existentes, ora simplesmente comentando postagens por ela realizadas em páginas de terceiras pessoas", diz o documento, ao qual Splash teve acesso.

No documento, Patrícia Poeta cita uma interação que aconteceu no Instagram no último sábado. Tudo começou quando a apresentadora comentou numa publicação em que Elizabeth Savala desmentia uma informação falsa sobre ela veiculada no programa A Tarde É Sua:

"Elizabeth, querida, sinto por você e entendo seu sentimento. Vivo isso há 12 meses — mentira atrás de mentira. E tem pessoas que ainda acreditam. Até quando, né? Sucesso mais e mais! Você merece!", escreveu Patrícia.

Lo-Bianco respondeu o comentário de Patrícia: "'Eu sei o que você fez no verão passado?' O que você vive há 12 meses é rejeição. Não adianta escolher um repórter pra assediar processualmente e tentar calar os demais. Escolheu o profissional errado. Beijos".

À juíza, Patrícia Poeta argumenta que ele faz isso para obter engajamento: "[Lo-Bianco] assim age porque tem conhecimento de que a simples menção ao nome [de Patrícia Poeta] faz com que a audiência do programa televisivo do qual participa aumente significativamente".

Como se pode ver, [Lo-Bianco] identificou na destruição da reputação de pessoas públicas uma forma de gerar engajamento e obter ganhos financeiros, fato esse que será devidamente evidenciado com a colheita da prova testemunhal indicada na inicial acusatória. Patrícia Poeta, através de advogados

Ela também cita outros processos — e uma condenação — de Lo-Bianco. Ele foi condenado por "injúria discriminatória" por falas sobre a religião de uma ex, e é acusado de agressão, cárcere privado e violência doméstica por outro ex.

"Embora se apresente como um 'jornalista investigativo', [Lo-Bianco] tem se mostrado mais para investigado do que para jornalista", diz a carta assinada pelo advogado de Patrícia Poeta.

Procurada, a defesa de Lo-Bianco ainda não se manifestou. Este texto será atualizado quando houver resposta.

Fonte: Uol