Ação aproxima empresários para negócios e troca de experiências

28 de Março 2019 - 15h03
Créditos:

Dezenove empresas participaram de uma nova modalidade de encontro empresarial desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para fomentar a geração de negócios futuros e troca de experiências. O Momento de Negócio reuniu, na tarde desta quarta-feira (27), empresas ligadas ao agronegócio, da indústria e comércio, atendidas pela instituição, a proprietários de estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, entre bares, restaurantes e meio de hospedagem, participantes do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento está sendo realizado até esta quinta-feira (28), no Hotel Wish, na Via Costeira, em Natal.

Semelhante a uma rodada de negócios, a proposta do Momento de Negócios era estreitar o relacionamento entre empreendedores locais com produtos voltados a área de alimentação e empresários do setor de alimentação participantes do encontro da Abrasel, que poderiam demandar produtos desses empreendedores ou apenas trocar experiência. Eles apresentaram produtos, como cookies, doces, compotas, aspargos, laticínios, peixe pargo, camarões orgânicos e água de coco.

Pela nova metodologia do Momento de Negócio, cada participante tinha dois minutos para apresentar a necessidade de formar parceria, gerar negócio ou mesmo vender produtos ou serviço. Os empreendedores foram divididos por mesa e revezavam de mesa a cada 12 minutos, de modo que todos os participantes puderam expor as necessidades e o tipo de produto de que precisam.

“O Momento de Negócios é uma oportunidade para network, não necessariamente precisa ter um comprador e um fornecedor. Tem empresas conversando para geração de futuros negócios ou troca de experiência. Estamos aproximando essas empresas para que elas descubram o que podem transversalizar entre elas”, explica a coordenadora do Momento de Negócios, Adriana Bezerra.

Queijo orgânico

Apesar de não ser o objetivo final do encontro, 95% dos participantes acabaram fechando algum tipo de negócios no encontro, segundo levantamento realizado pelo Sebrae após o evento. Para 84% deles, o Momento de Negócio é um tipo de encontro importante. É o que também acredita Wilton Roque Araújo. Ele é proprietário da Queijeira Caicó, uma queijaria artesanal instalada na Fazenda Alagoinha, na zona rural do município de Santa Maria, que fica a 60 quilômetros de Natal.

“É a primeira vez que apresento os meus queijos a donos de bares, restaurantes e pousadas. Essa é uma excelente oportunidade que tenho de divulgar os meus produtos a futuros e potenciais clientes”. Hoje, toda a produção mensal da queijaria – cerca de 4,5 mil quilos de queijos – é comercializada no próprio município, mas a estratégia do empreendedor é alcançar novos compradores pessoa jurídica.

Isso porque a Queijeira Caicó produz queijo orgânico artesanal e chegou a ser premiada no ano passado por ter o melhor queijo de manteiga do Nordeste, título conferido na última edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Maceió (AL). Apesar de ter uma década de funcionamento na cidade da região Potengi, a queijeira vem de uma longa tradição na produção de queijos artesanais no Seridó. “Meus avós, pais e tios já produziam queijos em Caicó e dei continuidade a essa tradição”.

Além de ter o melhor queijo de manteiga do Nordeste, a Queijeira Caicó também carrega a alcunha de produzir queijos de coalho sem bicarbonato, o que resulta em queijos sem adição de outros componentes, como amigos e farinhas, que incrementa o coalho do leite.