Abert alerta governo Lula sobre uso de rádios comunitárias pela milícia

23 de Outubro 2023 - 08h26
Créditos:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) alertou ao secretário de Comunicação do governo Lula (PT), Paulo Pimenta, sobre o uso de rádios comunitárias por milicianos e traficantes do Rio de Janeiro.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, o assunto foi discutido em uma reunião na última quarta-feira (18) entre a Secretaria de Comunicação e representantes do setor. O plano do governo Lula era investir em rádios comunitárias para distribuir a comunicação institucional.

Porém, no encontro com o governo Lula, os representantes da Abert alertaram o governo sobre as rádios comunitárias brasileiras não serem fiscalizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre os pontos para essa falta de fiscalização é citada a violência, que é observada no uso desses meios de comunicação por criminosos, igrejas evangélicas e políticos.

Ao ser indicado esses casos de mau uso das rádios comunitários, Paulo Pimenta afirmou que já estava ciente das práticas irregulares e que o programa previsto pelo Ministério das Comunicações teria um tipo de cadastro de canais locais para só recebam os incentivos preparados pelo governo aqueles que cumpram as normas.

Com informações do Jornal do Commercio