8 de Janeiro: pérola que o Catar deu de presente ao Brasil completa um ano desaparecida

07 de Janeiro 2024 - 05h23
Créditos: Divulgação Câmara dos Deputados

Um ano depois do 8 de Janeiro, a peça "The Pearl" (A Pérola, em português) continua desaparecida do acervo da Câmara dos Deputados. Com valor estimado em R$ 5 mil, o objeto de metal com uma pérola no centro foi entregue ao então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pelo ministro de Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, em setembro de 2019.

Outros 33 objetos que ficaram nos prédios públicos atacados, mas foram danificados, seguem em processo de restauração. Ao todo, o prejuízo estimado é de R$ 22 milhões. Uma bola autografada pelo jogador de futebol Neymar também chegou a ser roubada da Câmara dos Deputados no dia dos ataques extremistas. No entanto, o objeto foi recuperado em São Paulo e devolvido a Brasília pela Polícia Federal.

A bola foi devolvida pelo próprio autor do furto. O homem confessou ter participado dos atos e levado o objeto, mas não ficou preso porque o caso não foi em flagrante.

O objeto foi um presente ao Museu da Câmara concedido, em 2012, pela Delegação de Jogadores do Santos Futebol Clube. A bola foi entregue ao então presidente da Casa, Marco Maia, em sessão solene que comemorava o centenário do clube. O jogador de futebol Paulo Henrique Ganso também a autografou.

Com informações de R7