MST ocupa antiga usina açucareira em Ceará-Mirim em 2º acampamento no RN nesta semana

17 de Abril 2024 - 11h49
Créditos: Reprodução/MST

Cerca de 300 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocuparam na noite desta terça-feira (16) mais uma área da antiga Companhia Açucareira do Vale do Ceará-Mirim, na Grande Natal. As terras pertencem atualmente à Prefeitura de Ceará-Mirim.

A nova ocupação foi batizada de Acampamento Vicente Alves e se soma a outros acampamentos do MST no complexo da antiga usina açucareira.

Esta é a segunda ocupação feita pelo MST no Rio Grande do Norte nesta semana. A outra aconteceu na terça-feira (16) em uma fazenda de 2 mil hectares no município de Santa Maria. Cerca de 80 famílias montaram um acampamento que foi batizado de José Alves da Silva, em homenagem a um sem-terra vítima do massacre de Eldorado dos Carajás.

As ações fazem parte do “Abril Vermelho”, um mês dedicado à luta dos sem-terra pela aceleração da reforma agrária no País. Neste ano, o tema da campanha é ‘Ocupar para o Brasil alimentar’.

A escolha do momento decorre do 17 de abril, o Dia Internacional de Luta Camponesa. Nesta data, em 1996, foram assassinados 21 trabalhadores rurais assassinados pela Polícia Militar no Massacre de Eldorado do Carajás, no Pará.

Com informações do Portal da 98 FM