Estudantes potiguares são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

19 de Novembro 2022 - 08h42
Créditos:

A 25º Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2022 chegou ao fim na última quinta-feira (17), premiando com medalhas e certificados estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, incluindo potiguares. 

No Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal, por exemplo, mais de cem estudantes foram premiados. A escola somou 35 medalhas de ouro, 55 de prata e 27 de bronze.
 
Os estudantes que gabaritaram a prova têm a oportunidade de serem chamados para participar da Olimpíada de Astronomia Latino-americana e da Olimpíada Mundial de Astronomia.

De acordo com Raquel Santana, coordenadora pedagógica da instituição, é muito importante incentivar os alunos a vivenciarem novas experiências e superarem as próprias dificuldades, pois é com isso que eles estarão aptos a encarar todo e qualquer desafio. 

“Esse resultado positivo na OBA é fruto do empenho dos educadores e dedicação dos estudantes. Nos últimos dois anos tivemos mais de 300% de aumento no número de medalhas, isso mostra que os alunos estão se integrando a cultura das olimpíadas. Um estudante que possui esse hábito cria uma rotina de estudos e aprende a administrar as atividades escolares e as extraescolares com mais facilidade”, explica a coordenadora.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento é aberto à participação de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.