Dias toffoli emite 128 decisões que beneficiam réus da lava jato

19 de Junho 2024 - 12h03
Créditos: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu no último ano decisões que beneficiaram ao menos 115 pessoas que solicitaram a anulação de provas ou atos relacionados à operação Lava Jato. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Toffoli, em consonância com o posicionamento predominante da Segunda Turma do STF, deram vitória para acusados de participar do maior esquema de corrupção da história, como foi a anulação das provas da Odebrecht (atual Novonor) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro assumiu a relatoria dos casos relacionados à Lava Jato, após a aposentadoria do ex-ministro Ricardo Lewandowski, agora ministro da Justiça. Desde então, ele tem analisado pedidos de outros investigados que buscavam os mesmos benefícios concedidos a Lula.

Até o momento, Toffoli emitiu 128 decisões individuais que alteraram a situação de réus da Lava Jato, beneficiando alguns deles mais de uma vez. Dessas decisões, 67 invalidaram provas obtidas dos sistemas da Odebrecht para registrar pagamentos de propina, conforme admitido pela própria empresa em sua colaboração com os órgãos de investigação.

Pleno News

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!