Avião da FAB chega a Israel em meio a novos ataques

10 de Outubro 2023 - 13h19
Créditos:

O KC-30 “FAB2901” que decolou da Base Aérea de Natal (BANT), no último domingo, 8, com destino a Itália com a missão repatriar brasileiros que estão em Israel, chegou hoje, 10, em solo israelense numa situação tensa. Poucas horas depois de pousar no aeroporto de Tel Aviv, onde aguardaria para decolar às 11h – horário de Brasília – sirenes tocaram e novos ataques com foguetes foram registrados, inclusive com o acionamento do sistema de defesa. A informação incial é que os ataques se deram na Faixa de Gaza, distante do aeroporto onde está o KC-30 da FAB.

A presença de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) em zona de guerra é um marco na história recente das forças armadas. Em 2022 algo similar ocorreu com brasileiros que deixaram a Ucrânia, com a diferença que o avião pousou na Polônia, país vizinho.

A ação recente em Israel envolve os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores foi denominada “Operação Voltando em Paz”, e conta pelo ainda com outro KC-30 – Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – e dois KC-390 Millennium. A expectativa é que 900 pessoas sejam transportadas até a madrugada do domingo (15), apesar do Governo Brasileiro ter recebido mais de 1.900 pedidos de ajuda ou repatriação, o que pode demandar mais tempo da operação.

Na segunda-feira, 9, o KC-30 “FAB2902” decolou de Brasília, às 16h20 (horário local), para repatriar brasileiros em Israel, também transportou cinco profissionais de saúde (dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo) da FAB para auxiliar no resgate. 

A previsão é que a primeira aeronave KC-30 pouse em Brasília na madrugada de quarta-feira (11/10), a 1h da manhã (horário de Brasília). O KC-30 tem a capacidade de voar por mais de 14 mil quilômetros, portando, possui autonomia de ir direto a Brasília, sem pousar em Natal, diferente do que aconteceu na ida, quando a FAB ainda aguardava a melhor maneira de chegar a Israel, que se deu pela Itália.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou sobre a importância da missão. “Quando falamos em reintegrar pessoas, estamos falando também de um objeto ligado a soberania. A reintegração nacional é uma missão característica da Força Aérea e nos sentimos muito orgulhosos de cooperar neste momento difícil”, pontuou o Oficial-General.

KC-30

Com a aquisição dos Airbus A330-200, a FAB aumentou sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias, sejam elas nacionais ou internacionais. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também é capaz de realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para inúmeros pacientes.

O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Assim, a incorporação da aeronave ao Esquadrão Corsário resultou em um significativo incremento na eficiência operacional da FAB em prol da defesa do país e do apoio ao desenvolvimento nacional.

Saiba mais:

Força Aérea Brasileira