Governo Fátima recebe primeira missão do Banco Mundial esta semana

09 de Abril 2019 - 04h02
Créditos:

O Governo do Estado e o projeto Governo Cidadão estão recebendo, durante toda esta semana, a primeira missão do Banco Mundial desta gestão, que visa discutir a reestruturação do projeto viabilizado com recursos do acordo de empréstimo, e acompanhar a execução do trabalho em prol da sustentabilidade das mais de 500 obras ao redor do Estado. A abertura aconteceu hoje (8) na Escola de Governo.

“O Governo Fátima Bezerra tem total domínio do patrimônio que o RN vem recebendo por meio do acordo de empréstimo. Agora sua preocupação é – além de concluir as obras e projetos, porque a sociedade merece e vai nos cobrar o resultado –, mantê-los ativos, funcionando e servindo ao norte-rio-grandense, sejam investimentos na agricultura familiar, nas construções de equipamentos de Saúde e Educação ou em outros tantos”, disse o vice-governador Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra que cumpre agenda em São Paulo.

O secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, apresentou a situação atual da implementação do plano em relação aos seus objetivos, componentes, metas e desembolsos, com foco nas ações prioritárias, tendo em vista a finalização até a data de encerramento em março de 2021.

“Desde o primeiro dia à frente do Governo Cidadão estamos num trabalho intenso com todas as pastas ligadas direta e indiretamente ao projeto. Primeiro para entendermos que este trata-se de uma ação de estado e não de governo. E segundo para encontrarmos uma maneira de evitar perdas, uma vez que foi identificado um déficit de US$ 14,458 milhões, ultrapassando o valor de empréstimo que é de US$ 360 milhões”, disse Mineiro. O secretário pontuou ainda a preocupação em tratar do empoderamento feminino, de manter as tradições como as dos indígenas e quilombolas preservadas, e dar oportunidade e expectativas aos jovens.

A consultora sênior em Desenvolvimento Rural e gerente do projeto junto ao Banco Mundial, Fátima Amazonas, acompanhada da comitiva daquela instituição financeira, parabenizou a apresentação e a maneira como a nova gestão vem tocando o projeto.

“Essa integração entre as secretarias implantada neste governo e o compromisso com os objetivos do projeto são de extrema importância para a finalização satisfatória de todas as ações. Esse é, de fato, o caminho para atingirmos não apenas os objetivos do Banco, mas o dos beneficiários especialmente”, finalizou Amazonas.

Estavam presentes ainda a gerente-executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes; os secretários de Estado Raimundo Alves Júnior (Gabinete Civil), Getúlio Marques (Educação), Pedro Florêncio (Justiça e Cidadania), Ana Maria Costa (Turismo); Arméli Brennand (Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos), Alexandre Oliveira Lima (Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária), Iris Araújo (Trabalho, da Habitação e da Assistência Social), coronel Francisco Canindé de Araújo Silva (Segurança), Guilherme Saldanha (Agricultura), Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Virgínia Ferreira (Administração e Recursos Humanos) e Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico). Também estiveram presentes os diretores Crispiniano Neto (Fundação José Augusto) e Manoel Marques (Departamento de Estradas de Rodagem).

Notícias relacionadas

Últimas notícias