Zinco é essencial para a imunidade; conheça as fontes naturais deste nutriente

17 de Abril 2023 - 03h43
Créditos:

O zinco é um importante mineral que nosso corpo precisa, mas em pequenas quantidades. Ele contribui para manter o sistema imunológico funcionando adequadamente, além de ajudar também, por exemplo, na cicatrização de feridas. Veja a seguir o papel do zinco no organismo e em quais alimentos este nutriente pode ser encontrado.

O zinco auxilia na produção de células do sistema imunológico (linfócitos, neutrófilos e macrófagos) responsáveis pelo combate a vírus, bactérias ou fungos. Alguns estudos sugerem ainda um possível benefício da suplementação de zinco no primeiro dia de um resfriado, algo que encurtaria o período de sintomas.

Idosos estão entre os grupos que podem ter deficiência de zinco, seja por falta de apetite, uso de medicamentos (especialmente diuréticos, que aumentam a perda de zinco na urina), doenças inflamatórias intestinais ou cirurgias gastrointestinais, que dificultam a absorção do mineral. Crianças em países de baixa e média renda também costumam apresentar baixos níveis de zinco.

Outra função importante do zinco é no auxílio à criação de DNA, no crescimento de novas células, construção de proteínas e na cicatrização de tecidos danificados. Especialistas avaliam que pessoas com feridas graves ou queimaduras podem se beneficiar de um aumento da quantidade de zinco na dieta, juntamente com vitamina C e L-arginina, que auxiliam na regeneração da pele.

Para a maioria das pessoas, uma dieta equilibrada é suficiente para manter os níveis de zinco no patamar ideal. Homens adultos devem ingerir 11 mg de zinco, e mulheres, 8 mg. Gestantes e lactantes, 11 mg e 12 mg, respectivamente. O máximo tolerável são 40 mg. Exagerar nas doses deste nutriente pode ter um efeito contrário na imunidade, diminuindo-a

Peixes e frutos do mar são uma importante fonte de zinco.

Carnes bovina e de porco, assim com as aves também são fontes do mineral.

Legumes, oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes, etc.) e grãos integrais também contêm zinco, mas a absorção pode ser diminuída devido aos fitatos (um composto antinutricional). Por essa razão, também é comum que pessoas vegetarianas possam ter deficiência de zinco.

A suplementação de zinco pode ser necessária para quem tem dietas com baixa ingestão do mineral, mas sempre deve ser feita sob supervisão de um especialista, médico ou nutricionista. Em excesso, além da diminuição da imunidade, o zinco também pode causar náusea, vômito, perda do apetite, dor abdominal e diarreia.

Com informações do R7