YouTube remove vídeo em que Daniel Silveira ataca STF e defende AI-5

17 de Fevereiro 2021 - 14h59
Créditos:

O YouTube removeu da plataforma, nesta quarta-feira (17) o vídeo em que o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) ataca ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e faz apologia do AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar. O motivo foi violação da "política do YouTube sobre assédio e bullying".

A publicação do material foi realizada ontem (16) e contava com mais de 200 mil visualizações. Silveira foi preso em flagrante no mesmo dia, por ordem do presidente do Supremo, ministro Alexandre de Moraes. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quarta-feira.

Na noite de ontem, Moraes ainda ordenou que o YouTube apagasse o vídeo do parlamentar. O link citado na decisão leva para o canal "Política Play", que republicou o conteúdo.

O ministro do STF ordenou que conteúdo fosse bloqueado imediatamene e impôs multa diária de R$ 100 mil para o caso de descumprimento da decisão.

O YouTube informou que "não comenta casos específicos" e que "é uma plataforma de vídeo aberta e qualquer pessoa pode compartilhar conteúdo, que está sujeito a revisão de acordo com as nossas diretrizes da comunidade".

"Um usuário que acredite ter encontrado um conteúdo no YouTube em desacordo com nossas políticas pode fazer uma denúncia e nossa equipe fará a análise do material. Quando não há violação à política de uso do produto, a decisão final sobre a necessidade de remoção do conteúdo cabe ao Poder Judiciário, de acordo com o que estabelece o Marco Civil da Internet", continuou a empresa em comunicado.

O vídeo de Daniel Silveira foi originado em uma live no Facebook, na segunda (15). O conteúdo segue no ar na rede social, tendo aproximadamente 180 mil visualizações.

Fonte: G1