VÍDEO: Somos gratos à África pelo que foi produzido na escravidão, diz Lula

19 de julho 2023 - 13h12
Créditos:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (19) que a dívida que o Brasil tem com a África por causa dos mais de 3 séculos de escravidão no país deve ser paga com a oferta de formação educacional para estudantes africanos. Em sua 1ª visita ao continente desde que assumiu a Presidência da República pela 3ª vez, Lula disse também que o país tem “profunda gratidão” pelo que foi produzido por escravizados no período. Veja no vídeo em destaque.

“Nós brasileiros somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscigenação de índios, negros e europeus. Temos profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país. A forma de pagamento que um país como o Brasil pode fazer [trecho da transmissão ao vivo interrompido] é a possibilidade de formação de gente para que tenham especialização nas várias áreas que o continente africano precisa, para a possibilidade de industrialização e de agricultura”, disse.

Lula fez um breve pronunciamento em Praia, capital de Cabo Verde, depois de ter se reunido com o presidente do país, José Maria Neves. O chefe do Executivo brasileiro fez uma escala no local em sua volta ao Brasil, depois de ter participado por 2 dias da 3ª Cúpula entre a União Europeia e a Celac.

Ao lado do presidente de Cabo Verde, Lula disse também querer retomar “boa e produtiva” relação do Brasil com o continente africano.

Com informações de Poder 360