VÍDEO: Presidente da Fifa vai a velório de Pelé e defende que países batizem estádios com nome do rei

02 de Janeiro 2023 - 12h43
Créditos:

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou nesta segunda-feira (2) que pedirá a todos os países-membros da entidade que batizem pelo menos um estádio em cada país com o nome de Pelé em homenagem ao Rei do Futebol, que morreu na quinta-feira passada, aos 82 anos.

“Vamos homenagear o Rei como ele merece. Por esse motivo, pedimos um minuto de silêncio em todos os estádio e agora também vamos pedir a todas as federações no mundo inteiro que batizem um estádio de cada país com o nome de Pelé, porque os jovens têm que saber e lembrar quem ele era”, disse Infantino.

O dirigente ítalo-suíço foi uma das primeiras autoridades a chegar à solenidade na Vila Belmiro, em Santos, no litoral paulista. Ele desceu de uma van junto do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

Os portões da Vila Belmiro, palco de 210 jogos de Pelé, foram abertos ao público às 10 horas. O clube diz ainda não ser possível estimar quantas milhares de pessoas já passaram e passarão no estádio para dar o último adeus ao ídolo.

“Pelé é eterno, é um ícone mundial do futebol. Ele foi o primeiro a fazer tantas coisas que 99% dos jogadores sonham em fazer e o 1% somente fez depois dele”, enalteceu Infantino, que deixou o estádio pouco depois das 13h.

“Precisamos garantir que nós, do mundo do futebol, lembremos do Pelé eternamente”, completou o presidente da Fifa”, que conheceu o maior atleta de todos os tempos, mas não o viu jogar. Na tenda principal onde está o caixão, Infantino cumprimentou Edinho, o filho mais velho de Pelé e ex-goleiro do Santos, vice-campeão brasileiro em 1995.

Com informações da 98 FM