[VÍDEO] 'Não sou obrigada': Mulher destrata entregador e o denuncia à polícia no RJ

28 de Fevereiro 2023 - 03h27
Créditos:

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão entre um entregador de aplicativo de comida com uma moradora da zona sul do Rio de Janeiro. Nas imagens, a mulher aparece transtornada, dizendo que não informaria o código da compra, e o entregador pede a devolução do produto.

O caso aconteceu na noite de domingo (26), por volta das 21h30, em um prédio na rua Conde de Bernadotte, no bairro do Leblon.

"Enquanto eu estava aguardando a cliente, ela chegou, não falou nada, pegou o saco, abriu o produto e não informou o código. Pedi o código, expliquei que o iFood poderia alegar que eu não entreguei o produto e ela mesmo poderia alegar que não recebeu. Isso poderia me prejudicar, eu poderia perder minha conta e ficar sem trabalhar. Ela saiu alterada, em direção ao elevador, dizendo que não me daria código nenhum e que eu era obrigado a subir e a entregar na mão dela", disse Breno Caetano, 18, em entrevista ao UOL.

"Você está roubando o produto, você não pagou. Você não vai levar o produto", disse o jovem durante a gravação do vídeo usado para denunciar o tratamento. Ele havia ido até o endereço de bicicleta realizar a entrega. Enquanto tentava tirar o saco da mão de Ana Fefer, 40, ela se nega a passar o código da compra, manda o entregador sair de "seu elevador" e grita pelo segurança do edifício.

"Você não é obrigado a subir e eu não sou obrigada a te dar código nenhum, pronto, simples assim", diz a mulher no vídeo. Durante a confusão, um funcionário do condomínio aparece e os dois envolvidos pedem para que ele chame a polícia. Em seguida, Ana pega o produto e, entra no elevador e chega a mandar um beijo, em sinal de deboche, para Breno.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher registrou uma denúncia contra o entregador virtualmente na tarde de hoje (27). Em depoimento, Ana conta que se negou a dar o código e disse que daria apenas para o supervisor dele.

Em seguida, ela relata que teve sua propriedade privada invadida e foi caluniada, já que o pedido estava pago pelo aplicativo. Ana também conta que foi agarrada pelo entregador, mas optou por não o representar judicialmente: "até que ele me agarra com força, para que eu não entre no elevador. Ele me segura sem meu consentimento", denunciou a mulher no registro da ocorrência.

O UOL entrou em contato com Ana por mensagem de texto e por telefone. Uma representante da mulher, que preferiu não se identificar, disse que ela estaria ausente. "Ela deixou o celular para conseguir trabalhar em paz. A Ana decidiu não se manifestar ainda porque está aguardando as imagens de segurança do prédio, que provam que ela foi agredida, foi uma vítima disso tudo". Até o momento, não houve resposta por parte da mulher. Este espaço será atualizado tão logo haja manifestação.

Após a confusão, ele fez reclamação com o iFood e o registro com a Polícia Militar, que foi até o local. O morador de Santa Marta, comunidade da zona sul do Rio, trabalha com entregas há um ano e sonha em cursar nutrição ou educação física.

Fiquei sem palavras, sem reação e com medo. Fiquei quase três horas resolvendo isso, poderia estar trabalhando, fazendo dinheiro. Não conheço essa pessoa, tenho família, trabalho em outros aplicativos, às vezes fico virado, passo o dia todo na rua, quero conquistar as minhas coisas, fazer minha faculdade, e essas coisas desanimam.Breno Caetano, entregador

O vídeo, gravado por ele, provocou revolta em alguns usuários das redes sociais que denunciaram a forma grosseira que ele foi tratado. "Está virando humilhação e covardia o que essa galera tem feito com os entregadores", disse um rapaz no Twitter. "O iFood precisa começar a bloquear esse tipo de gente para realizar pedidos. Os trabalhadores não precisam passar por esse tipo de constrangimento", disse outro.

Em nota, o iFood disse que "o código de validação de entrega é uma medida de segurança tanto para os clientes como para os entregadores". "O código deve ser passado pelos clientes ao entregador no momento da entrega do pedido, e desta forma é registrada que a compra foi realmente entregue e os entregadores são autorizados a dar a sacola para os clientes".

Segundo a empresa, "caso o cliente se recuse a fornecer o código, o entregador deve acionar o atendimento via chat, que fornecerá as instruções necessárias para que o pedido seja concluído corretamente no app iFood para Entregadores".

Com informações do UOL