
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou neste domingo (6/7) três aeronaves que sobrevoavam uma área restrita durante a cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro. Duas delas foram abordadas para averiguação de dados de voo e autorizações. Após orientação dos órgãos de controle, os pilotos mudaram a rota, sob escolta de caças A-29 Super Tucano da FAB.
A terceira interceptação envolveu um helicóptero que realizava tráfego irregular. Ao notar a aproximação da aeronave de combate, o piloto deixou a área restrita e pousou em local isolado.
Durante toda a operação, uma aeronave E-99 permaneceu em voo, realizando vigilância eletrônica e controle do espaço aéreo. Em nota, a FAB afirmou que segue em prontidão para garantir a segurança das autoridades presentes e a soberania do espaço aéreo nacional.
Esta é a primeira cúpula do Brics com a nova formação, que agora conta com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Os temas centrais do encontro incluem financiamento climático, geopolítica, inteligência artificial e saúde.