VÍDEO: Na frente de Walter Alves, Fátima fala em trabalhar até dezembro de 2026 como governadora; ASSISTA

05 de Setembro 2023 - 14h45
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra (PT), em seu discurso ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na frente do vice-governador Walter Alves (MDB), disse que sua "missão de vida" é trabalhar "até dezembro de 2026" a favor do Rio Grande do Norte. A frase, que quase passou despercebida, expõe pela primeira vez a possibilidade da gestora não renunciar ao cargo para disputar uma nova vaga no Senado, como se especula, o que abriria espaço ao emedebista no Executivo.

"Só tenho uma missão na minha vida, que é trabalhar incansavelmente até dezembro de 2026, para junto com o senhor poder deixar o melhor legado para o povo do RN, em matéria de desenvolvimento, cidadania e dignidade", disse Fátima referindo-se ao presidente Lula, durante a visita do petista ao município de Luis Gomes, no Alto Oeste potiguar na última sexta-feira (1º).

Caso se confirme, Fátima repetira uma estratégia adotada por outro petista de destaque na política nacional. O atual ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, se manteve no cargo de governador da Bahia até o final, e acabou"presenteado" com a eleição de Lula em nível nacional. Neste caso, Fátima teria que apostar todas as fichas em uma possível reeleição do presidente.

Resta saber se a possibilidade foi bem recebida pelo vice-governador Walter Alves, que perderia a oportunidade de assumir o Executivo, cargo que já foi do pai, o ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho (MDB). Na Bahia, por exemplo, o então vice-governador João Leão (PP), preferiu romper com Rui Costa em 2022. 

Por outro lado, a ala radical do PT vê com bons olhos a continuidade de Fátima até o fim do mandato. Primeiro porque abriria mão para o partido indicado um candidato próprio a sucessão e, segundo, porque impediria o retorno da família Alves ao cargo. 

Assista ao momento abaixo.