VÍDEO: Médica ucraniana é presa por russos após gravar atendimentos

22 de Maio 2022 - 10h58
Créditos:

A médica ucraniana Yuliia Paievska, de 53 anos, que acoplou uma câmera em seu capacete para registrar os horrores da guerra, foi presa por soldados russos em Mariupol, cidade do sul do país.

Segundo informações de agências internacionais de notícias, o governo de Vladimir Putin acusa a médica de ter ligação com o Batalhão Azov, grupo que faz parte do Exército Ucraniano e que a Rússia acusa de neonazismo. A Ucrânia nega.

Yuliia fez imagens de resgates de vítimas dos ataques feitos pelas tropas invasoras da Rússia. As imagens mostram o trabalho de Yuliia em um hospital militar onde liderou os cuidados com os feridos, no período entre 6 de fevereiro e 10 de março.

Nas filmagens, também é possível ver a médica salvando tanto soldados russos, como civis ucranianos.

Antes de ser capturada, ela entregou as imagens, armazenadas em um microchip, dentro de um absorvente aos únicos jornalistas estrangeiros que estavam em Mariupol durante a ocupação russa, da Associated Press.

Sem saber o paradeiro da mãe há mais de quatro semanas, a filha de Paievska, Anna-Sofia Puzanova, fez um apelo esta semana ao governo russo para que liberte a médica, o que não foi atendido.

Com informações do Metrópoles