VÍDEO: Marcos Mion critica fala de Lula sobre pessoas com deficiência

22 de Abril 2023 - 14h03
Créditos:

Marcos Mion acusou Lula de ter feito um discurso capacitista após o presidente afirmar que pessoas com "deficiência mental" têm "problemas de desiquilíbrio de parafuso", durante reunião com ministros e governadores em Brasília para falar sobre os recentes ataques a escolas no país.

Pelo Instagram, ele gravou um vídeo de manifestando contra o discurso de Lula: "Essa fala chocou todo mundo e foi considerada capacitista, que é um crime, por especialistas e por pessoas da comunidade atingida", disse Marcos Mion, que tem um filho com autismo.

O apresentador também explicou que usar o termo "deficiência mental" é errôneo. "O termo usado há muito anos é deficiência intelectual e não mental, como Lula usou. A gente tem que se policiar, aprender e se adequar."

Marcos Mion ainda reagiu à referência de Lula a essas pessoas com o "problema de desequilíbrio de parafuso". "Isso não só é muito pejorativo, como também incentiva que outras pessoas continuem usando esses termos que têm que ficar, de uma vez por todas, no passado."

Vej fala do apresentador abaixo:

Com informações de UOL