VÍDEO: Fábricas do Pró-Sertão propõem a Bolsonaro parceria para produção de EPIs

14 de Abril 2020 - 12h33
Créditos:

Trabalhadores de oficinas de costura do Pró-Sertão (Programa de Industrialização do Interior) no Rio Grande do Norte gravaram um vídeo endereçado ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em que pedem uma parceria com o Governo Federal para a fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs) que possam ser usados por profissionais da saúde no combate ao coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil.

Em razão da crise provocada pela paralisação das atividades comerciais após a disseminação do coronavírus, várias oficinas de costura estão com sua capacidade produtiva ociosa e trabalhadores estão correndo risco de perderem seus empregos, conforme explica Anny Fabíola, proprietária de uma oficina de costura na cidade de São José do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte.

Devido à falta de demanda, as oficinas estão se adaptando à fabricação de EPIs como máscaras, jalecos, sapatilhas e toucas.

“Queremos, com esse vídeo, chamar a atenção do presidente, do ministro da Saúde, para nossa capacidade produtiva. Podemos trabalhar com EPIs com muita eficiência, qualidade e higiene para atender o país nessa crise que também está nos afetando e assim garantir a manutenção dos nossos postos de trabalho”, afirma Anny Fabíola.

PRÓ-SERTÃO

O Pró-Sertão foi pensado com o objetivo de interiorizar a indústria para o semiárido potiguar, de modo a gerar emprego e renda nas regiões mais pobres do Rio Grande do Norte. Atualmente existem 124 oficinas de costura espalhadas pelo interior, com 3.720 postos de trabalho em 46 municípios potiguares.