VÍDEO: Criminosos usam táticas terroristas para atacar a polícia no Rio de Janeiro

27 de julho 2022 - 11h07
Créditos:

As ações da polícia para combater o crime organizado no Rio de Janeiro é dificultada por “táticas terroristas” usadas pelos bandidos para atacar os policiais. Isso ficou ainda mais evidente na semana passada, durante uma operação das polícias Civil e Militar no Complexo do Alemão, na zona Norte da capital.

Segundo o delegado Fabricio Oliveira, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), os traficantes estão aplicando táticas diferentes para impedir que os policiais realizem as operações, dificultando a ação dos agentes nas comunidades. Uma delas é a de espalhar barricadas com fogo — barreiras construídas como escudo — nas ruas de acesso.

“A gente percebe hoje algumas barricadas que são verdadeiras obras de engenharia, muito pesadas. É um investimento pesado de dinheiro do tráfico ali. Elas não permitem que os blindados e outras viaturas trafeguem nas favelas”, disse o delegado. “Houve uma multiplicação desses obstáculos nas vias. Esse tipo de barricada tem sido visto no Salgueiro, São Gonçalo, Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão.”

Na operação da semana passada, uma moradora do Complexo do Alemão foi morta com um tiro de fuzil perto de uma barricada de concreto. O local fica a menos de 100 metros da base da Unidade de Polícia Pacificadora.

“Quando existem essas barricadas no terreno, o criminoso fica muito mais à vontade para atirar contra a polícia, isso aumenta muito o risco de balas perdidas”, explicou Oliveira.

Com informações da Revista Oeste