Vereadora Nina Souza acompanha obras de saneamento do San Vale

31 de julho 2019 - 15h13
Créditos:

A realidade da região do San Vale, no bairro de Candelária, zona Sul de Natal, onde é cobrado um dos IPTUs mais caros da cidade, deve mudar em breve. Uma decisão judicial que impede a ampliação da infiltração de esgotos no solo e por conseguinte a construção de novas edificações no quadrilátero formado pela BR 101, Avenida Omar O’Grady, Av. da Integração e Av. dos Xavantes, como forma de preservar as condições de utilização da água para abastecimento público nas regiões leste e oeste da cidade não terá mais sentido de ser cumprida, uma vez que está em vias de conclusão as obras de esgotamento sanitário na região e já existem ruas que não devem ser construídas galerias de águas pluviais e que já podem receber pavimentação. 

Com o intuito de acompanhar o andamento das obras de esgotamento sanitário, dirimir dúvidas de moradores que observaram que ainda não ocorreu a implantação das redes em suas ruas e verificar quais logradouros já estão aptos para pavimentação e drenagem, que deve vir a ser executada pela prefeitura, a vereadora Nina Souza esteve na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), em reunião com a Diretora de Empreendimentos, Geny Formiga. Na ocasião também esteve presente o engenheiro sanitarista Sérgio Pinheiro.

"Havia um argumento de que só poderiam ser indiciadas as obras de pavimentação e drenagem no San Vale, após o saneamento, no entanto, essa fase já está praticamente superada e a rede já está executada em várias ruas. Então, já podemos trabalhar junto a prefeitura para definir alternativas para implantação dessas obras", explicou Nina Souza. 

Segundo Geny Formiga, a CAERN está trabalhando para dotar o San Valle de 100% de cobertura de esgotamento sanitário. "Já foi instalado 80% da rede coletora (tubulações) e a as Estações Elevatórias devem iniciar em breve", afirmou a gestora.

Como forma de viabilizar alternativas de garantir os recursos necessários, a vereadora Nina Souza já está em articulação com o Deputado Federal General Girão, para que o Governo Federal disponibilize recursos para implantação da pavimentação e drenagem, que segundo levantamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (SEMOV) são da ordem de 90 milhões de reais. 

"Desde o início do mandato estamos trabalhando para melhorar a realidade do San Vale e também já estamos montando um grupo de trabalho que irá propor reestruturações dentro do Plano Diretor que atendam essa demanda da região, bem como definir junto a comunidade prioridades de implantação das obras de pavimentação e drenagem, como forma de otimizar a aplicação dos recursos que vierem a ser disponibilizados", concluiu a vereadora Nina Souza.

Notícias relacionadas

Últimas notícias