A conversa da campanha de Flávio Bolsonaro com um ministro do STF indicado por Lula

03 de Outubro 2026 - 08h16
Créditos: Reprodução


O senador Rogério Marinho teve uma agenda na quarta-feira (30) com o ministro Cristiano Zanin, um dos indicados por Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro foi solicitado pelo coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro, que vem buscando estabelecer diálogo com magistrados da corte.

Na conversa, Marinho demonstrou uma expectativa otimista sobre as eleições e se comprometeu com temas que já vinha sinalizando em visitas a outros ministros, como Luiz Fux, Dias Toffoli e o decano Gilmar Mendes.

O senador afirmou que, em caso de eventual vitória de Flávio Bolsonaro, não haverá “sustos” para o Supremo e pediu ajuda para superar os “impasses” entre a corte e seu grupo político.

Marinho afastou qualquer possibilidade de aumento no número de membros do tribunal e assumiu o compromisso de aprovar o projeto de lei que acaba com a reeleição para presidente da República.

Interlocutores de Zanin relataram ainda que o senador disse que Flávio pretende aumentar a idade mínima para nomeados ao STF. Atualmente, um ministro pode integrar a corte a partir dos 35 anos e precisa se aposentar aos 75 anos. A ideia é que, com o aumento dessa idade, haja maior rotatividade entre os ocupantes das 11 cadeiras do STF.

A conversa com Zanin ocorreu um dia antes de Flávio intensificar as críticas a membros do Judiciário, após desistir de participar do debate da Globo.

Em paralelo, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Estela Aranha, proibiu que a Globo deixasse o púlpito de Lula vazio e que os candidatos presentes fizessem perguntas dirigidas a ele. Lula já havia declinado o convite para o debate.

Com informações da coluna Bela Megale, de O Globo