Vereador Robson Carvalho concretiza Central de Interpretação de Libras em Natal

20 de Novembro 2020 - 08h30
Créditos:

A inclusão e educação são bandeiras fortes do mandato de Robson Carvalho, reeleito no último domingo com 4.837 votos. O parlamentar visitou hoje, 19, a Central de Interpretação de Libras (CIL) a primeira implantada na capital potiguar pela Prefeitura de Natal, em parceria com o Governo Federal. O espaço fica localizado na rua Trairi, 725, bairro Petrópolis, Zona Leste da cidade.

O vereador comemorou a conquista e lembrou que esteve em Brasília, em 2017, reunido com o Secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Moisés Bauer, ocasião em que foi informado que Natal tinha sido contemplada com uma Central de Libras e desde então buscou, junto com a Associação de Surdos de Natal e a Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a implantação do serviço na cidade.

Para implantar a Central, o governo federal doou mobiliário, computadores, equipamentos eletrônicos e um carro para utilização dos surdos. Como contrapartida, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas),  disponibilizou recursos humanos e materiais de escritório, além de um motorista e de manutenção para o veículo. O serviço disponibiliza gratuitamente traslado e intérprete da língua brasileira de sinais para intermediar a comunicação entre surdos com atendentes dos mais diversos serviços públicos. 

“A Central de Libras é uma luta nossa, das associações, das instituições, uma luta da Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da qual presido desde 2017. O espaço foi inaugurado no período eleitoral, por isso não pude participar da solenidade, mas hoje estou aqui, visitando, conhecendo o funcionamento, ouvindo as demandas e as reivindicações para otimizar cada vez mais o serviço” destacou o parlamentar. 

Para Stênio, deficiente auditivo, a maior dificuldade que os surdos encontram é a comunicacional e a o implantação da Central vai gerar um benefício sem igual a toda comunidade surda. “As pessoas precisam resolver os problemas do dia a dia, abrir processos judiciais, ir ao médico, todos esses problemas agora serão solucionados com a Central de Libras. Eu tô muito feliz e espero que isso tudo continue, não pare, porque é muito importante para a vida do surdo ter esse suporte” frisou Stênio.

Horário de funcionamento
 
A Central de Interpretação de Libras funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, na Rua Trairi, 725, bairro Petrópolis, Zona Leste de Natal.